Já praticou pilates? Não? Porque espera? Damos-lhe 10 razões para experimentar

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Se as horas de trabalho já lhe pesam o corpo e se a sua coluna já não aguenta estar à frente do computador, então está na altura de experimentar o pilates! Este tipo de alongamentos traz diversos benefícios para a sua saúde. Descubra quais!

O método pilates promove um novo estilo de vida, aumentando a força, a flexibilidade, a coordenação, a concentração e o foco.

Apesar de estar associado à melhoria da postura, ao equilíbrio corporal e à terapia mental, existem muitos outros benefícios, que a maioria desconhece, incluindo os seus praticantes.

As aulas de pilates têm, geralmente, uma duração de 45 minutos e queimam entre 200 e 300 calorias, variando entre a condição física do praticante e o esforço despendido.

Mas, afinal, qual é o papel do pilates na sua saúde?

  1. Fortalece os músculos do core

O pilates é conhecido por ter um grande impacto nos músculos do core, ou seja, aqueles que se situam no centro do corpo e que auxiliam no equilíbrio, como os abdominais, os quadrados lombares, os glúteos e o soalho pélvico.

O treino destes músculos promove a redução de lesões na coluna e aumento da flexibilidade. Mas não só, também ajuda no funcionamento do sistema digestivo e traz grandes benefício para o sexo, por melhorar o equilíbrio, flexibilidade e o soalho pélvico, que estão diretamente relacionado com o prazer sexual.

  1. Endireita a postura

O pilates tem um papel muito importante no alinhamento dos membros e na  melhoria dos movimentos das articulações. Isto resulta na correção e fortalecimento de alguns músculos necessários para uma postura direita.

Estes efeitos surgem antes e depois das aulas e fazem com que corrija a postura e que ajude a curar as lesões já adquiridas

  1. Aumenta a flexibilidade e a mobilidade

Uma boa mobilidade é conseguida com flexibilidade, mas também força. Ou seja, um benefício do treino de pilates implica consequentemente outro. Ao haver um equilíbrio entre a flexibilidade e a força, estamos a melhorar a mobilidade.

O pilates é um grande auxiliar da flexibilidade e força, pois é um treino onde se exercita todos os músculos do corpo, ajudando no equilíbrio, na prevenção de lesões e na coordenação. Todos estes benefícios têm repercussões no seu dia a dia, auxiliando nas atividades rotineiras.

  1. Aumenta o equilíbrio

Como já referimos, o pilates é um grande fortalecedor dos músculos do core e no alinhamento da postura. Tal implica que os alongamentos realizados nas aulas de pilates consigam ajudar diretamente no equilíbrio corporal, especialmente nas pessoas mais velhas, prevenindo, também, as quedas, que poderão provocar lesões.

  1. Previne lesões musculares

Pomos os nossos músculos em risco, cada vez que nos sentamos ou deitamos numa posição incorreta. Até mesmo a andar, estamos a aumentar a probabilidade de ganhar lesões musculares.

O pilates ajuda na prevenção, ajudando a desenvolver a força dinâmica, o que significa que promove a estabilização das articulações, enquanto o corpo se move.

Mas não é só por essa razão, como também pelo treino dos músculos, pelo controlo da respiração e pelo aumento do equilíbrio. Desta forma e ao saber como o nosso corpo se move, podemos corrigir erros passados e curar lesões.

  1. Melhora a respiração

Um bom controlo da respiração é importante na prática de qualquer exercício físico e o pilates não é exceção.

Tal motivará a um número maior de calorias queimadas, a um maior treino de abdominais, à estimulação dos órgãos internos e à regulação da circulação.

Além disso, a respiração a fundo também ajudará a levar o oxigénio para os músculos, aumentando o desempenho desportivo.

  1. Aumenta a imunidade

O pilates é conhecido por aumentar a imunidade, especialmente nas pessoas mais velhas, através da melhoria da circulação do sangue e do sistema linfático.

  1. Aumenta o desempenho cognitivo e a motivação

O treino de pilates tem grandes benefícios para o cérebro, aumentando o desempenho neurológico, ajudando na circulação do sangue até ao mesmo e melhorando os neurotransmissores, responsáveis por diversas funções, tais como: aprender, memorizar e pensar.

Estas melhorias cognitivas também promovem um aumento da motivação, principalmente nos estudantes. Um estudo provou que os praticantes de pilates e yoga estão mais propícios a procurar uma motivação interior, sem precisar de validação externa.

  1. Reduz as dores menstruais

A “dismenorreia” pode parecer um termo estranho, mas os seus sintomas são familiares a muitas mulheres. Trata-se das dores abdominais sentidas quando se está no período menstrual.

O treino de pilates traz grandes benefícios para a redução das dores menstruais, como comprova um estudo realizado a 30 mulheres, que começaram a praticar alguns destes exercícios.

  1.  Melhora a qualidade do sono

O pilates traz muitos benefícios para o sono, especialmente nas pessoas com menos de 40 anos e nas mulheres, no pós-parto. Mas não se verificam melhorias só a dormir, mas também no desempenho nas atividades do dia-a-dia, motivadas pelo descanso.

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