Já provou o “atum vegetariano”? Chama-se Vuna e já chegou ao Auchan

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Produzido pela marca Garden Gourmet, da Nestlé, vem substituir as conservas de atum e complementar as suas sandes e saladas. Tudo isto graças a uma leguminosa que bem conhecemos: a ervilha.

Não foi preciso pegar na rede de pesca ou nas barbatanas para arranjar uma alternativa a quem já abandonou o pescado. É verdade, a protagonista deste atum vegetal é aquela pequena leguminosa verde, a que damos o nome de ervilha.

A proteína desta leguminosa representa 18% dos seus ingredientes, e é o que torna o Vuna (o sucedâneo de “tuna”) um bom substituto do atum ao nível nutritivo. Além disso, contém, também, óleo de semente de nabo, glúten de trigo, aromas, fibra de citrinos, sal, e deve ser conservado no frigorífico.

Apresentado como “0% de Peixe, 100% de Sabor”, é vendido em forma de frasco no Auchan, a primeira cadeia de retalho a comercializá-lo . Este produto, que tem uma consistência e um sabor aproximado ao atum em lata, vem trazer uma nova opção de alimentos do mar às dietas vegetarianas e flexitarianas, podendo dar-lhe o uso que as conservas de atum tradicionais têm, desde patés em sandes, como componentes em saladas, pizzas e wraps.

As utilidades não acabam, assim como os seus nutrientes, que equiparam aos produtos de origem animal. Além disso, não tem leite, nem lactose, sendo uma opção adequada para as pessoas com esta intolerância alimentar.

Informação nutricional

Por cada 100 gramas de Vuna, é possível encontrar os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 279
  • Lípidos: 20 g
    • Dos quais ácidos gordos saturados: 2,30 g
  • Hidratos de carbono: 1,70 g
    • Dos quais açúcares: 0 g
  • Proteínas: 23 g
  • Sal: 0,90 g

As proteínas são, sem dúvida, uma mais valia deste produto. Como visto acima, representam 23 g, equivalente a 39% da Dose de Referência (DR), ou seja, da porção recomendada para um adulto.

O Vuna é uma das novidades da gama vegetariana da Nestlé, Garden Gourmet, juntamente com o ovo vegano (vEGGie) e o camarão vegano (Vrimp), que, infelizmente, ainda não estão disponíveis em Portugal.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.