Já se rendeu ao ananás? O seu corpo é que perde. Veja os muitos benefícios

Deana Coimbra

Aluna finalista de Jornalismo na ETIC

O ananás não é um fruto consensual. Há os que adoram, pela sua frescura e sabor característico, e os que franzem o sobrolho, por causa da sua acidez e, claro, das aftas. Mas o ananás é um fruto poderoso, cheio de coisas boas para o organismo. Veja quais.

Sabia que o ananás tem componentes antioxidantes e anti-inflamatórias capazes de prevenir o aparecimento de doenças e também o envelhecimento precoce da pele? Ainda mais, ajuda a perder peso, eliminar toxinas corporais e inchaços. Fruto tropical de origens sul americanas, o ananás é mais conhecido não só pelo seu sabor delicioso, mas por ser uma fonte riquíssima de vitaminas, nutrientes, enzimas e antioxidantes. Apesar de ser uma fruta adocicada, não deixe que isto o engane, o seu teor baixo em calorias, colesterol, e gorduras saturadas faz com que seja o alimento perfeito para perder peso e manter um sistema saudável.

Benefícios do ananás para a saúde:

  • Rico em nutrientes

Mais do que tudo, o ananás é famoso pelas suas propriedades nutricionais. Da sua composição fazem parte a vitamina C, potássio e magnésio. A vitamina C, além de fortalecer o sistema imunitário, atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento prematuro e doenças como o cancro, doenças cardiovasculares e artroses. Por outro lado, o magnésio é essencial para a integridade óssea e ajuda a promover e manter a eficiência do metabolismo.

Outros elementos que destacam do ananás são a vitamina B, potássio, magnésio, zinco, cálcio, tiamina e niacina, uma forma de vitamina B que desempenha funções no organismo como melhorar a circulação sanguínea e baixar o colesterol.

  • Auxiliar digestivo

Quem não gosta de saborear uma boa refeição como uma verdadeira aventura pelo universo da gastronomia? Procurar novos sabores, novas combinações culinárias é para muitos de nós um dos grandes prazeres da vida. No entanto, nem todos têm fácil digestão, e muitos podem sentir o corpo pesado e inchado depois de uma refeição. Nestes casos, o ananás torna-se o nosso melhor amigo! Rico em fibras e vitamina C, um copo de sumo de ananás pode ser o segredo para se livrar dessas dores de estômago.

  • Amigo da balança

Perfeito para emagrecer e repleto de sabor, o ananás é um elemento essencial se o seu objetivo for começar uma dieta saudável rica em frutas e vegetais. Não só é rico em vitaminas e fibra e pobre em calorias, como o ananás traz consigo uma enzima, a bromelaína, com propriedades digestivas. Os benefícios continuam: é também anti-inflamatório, antioxidante e ajuda a regular o transito intestinal. Por estas razões, o ananás é o aliado perfeito para perder peso. Não deixe de o levar consigo na sua aventura por um corpo mais saudável.

Como escolher o ananás perfeito?

O ananás amadurece com rapidez, por isso deve procurar consumi-lo em poucos dias. Prestar atenção especial à cor, cheiro e textura do ananás são algumas estratégias que o podem ajudar a determinar se a fruta está totalmente madura e pronta para levar para casa. Eis alguns fatores que deve ter em conta antes de fazer a sua compra.

Verifique a cor

Ao fazer as suas compras no supermercado, procure um ananás que tenha um tom dourado e esverdeado. Se tiver estas cores significa que está no ponto ideal. Um ananás com um tom forte laranja pode indicar que a fruta já se encontra demasiado madura. Por outro lado, um ananás que mostre uma cor verde ainda não amadureceu. Por isso, deve ter em olho aqueles que estejam no intermédio. Aqui o equilíbrio é a chave!

Procurar o cheiro ideal

Não tenha vergonha de pegar no ananás e cheirar a parte de baixo antes de fazer a sua compra. O ananás perfeito vai ter um cheiro ligeiramente doce e fresco. Evite cheiros avinagrados e suspeite se a fruta também não tiver cheiro algum.

Puxe as folhas

Um ananás que esteja no ponto ideal vai ter as folhas verdinhas e frescas. Uma maneira fácil de saber se está totalmente maduro é puxar delicadamente as folhas salientes da parte superior. Segundo alguns, as folhas devem ser fáceis de retirar se o ananás estiver pronto para comer.

Como incluir na dieta?

Mais do que uma fonte riquíssima de nutrientes, o ananás é um alimento extremamente saboroso e versátil, que pode, não só ser comido ao natural, como também utilizado como um delicioso complemento a diversos tipos de pratos, tanto doces como salgados.

Se o escolher incluir no pequeno-almoço, pode optar por uma receita simples de smoothie de ananás na qual apenas precisa de descascar a fruta, colocar os pedaços na liquidificadora e bater tudo com água. Se quiser dar mais um toque suplementar pode também bater com um pouco de hortelã, gengibre e limão. O que falta depois é apenas servir.

Outra sugestão é tornar o ananás no acompanhamento de pratos de carne ou peixe, uma prática muito comum em pratos da cozinha chinesa e oriental. Pode também desfrutar do seu sabor em saladas, sobremesas ou como a sua imaginação o ditar.

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