Manteiga ou creme vegetal? Sempre com moderação!

Diana Rosa

Jornalista

Nós, portugueses, somos um povo que gosta de pão. Oh, e se há pão bom nesta terra! E nada melhor do que começar o dia com uma boa torradinha a acompanhar o nosso leite com café. Mas, bem sabemos, uma coisa é o saber bem, outra é o fazer bem. E se trocarmos a manteiga por creme vegetal? Fomos procurar a resposta.

A alimentação saudável é uma preocupação constante, e queremos muito saber que tipo de pecado estamos a cometer quando barramos estas fatias douradas com uma boa dose de manteiga. É uma dúvida que assola os nossos dias: será preferível comer manteiga normal ou creme vegetal?

Para começar, há que explicar que a manteiga tradicional é de origem animal e, portanto, tem as malditas gorduras saturadas, com teor de lípidos superior a 80%. Já os cremes vegetais, não têm a gordura saturada, além de terem um teor gorduroso mais baixo na generalidade. Logo, poupa no colesterol. De acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a escolha vai para a segunda opção.

Portanto, por agora, abrimos as hostes já a revelar qual delas imaginamos que seja mais saudável. Será? Bom, não é assim tão linear.

Se não, vejamos:

A manteiga convencional, ou animal, é feita a partir da nata do leite batida. Dela, resulta um creme gorduroso com glóbulos brancos de gordura, envolto de soro. Como já referimos, por esta razão este produto é rico em colesterol.

Por outro lado, o creme vegetal é obtido da hidrogenação de gorduras vegetais como girassol ou soja, sendo que neste processo uma parte desta gordura é transformada em gordura trans. Também não é boa, e a verdade é que tanto as gorduras saturadas quanto as trans fazem com que se acumule placas nas artérias, impedindo o bom funcionamento da circulação sanguínea, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Por isso, a escolha não é obvia.

É certo que a manteiga de origem animal obedece a processos mais naturais do que o fabrico do creme vegetal, cuja gordura é manipulada. Por outro lado, para além de as gorduras saturadas serem muito menores na segunda opção, este creme vegetal tem igualmente o sabor muito próximo da manteiga comum, mas é apto para vegetarianos, além de ter um menor impacto ambiental no seu fabrico, na ordem de menos 70%.

Quanto ao valor nutricional, podemos dizer que de uma maneira geral, uma colher de sobremesa de manteiga animal conta com 144 calorias, já a de manteiga de soja (por exemplo) soma menos… são 116. Quanto ao teor de gordura, a mesma dose de manteiga animal tem cerca de 16 gramas, e a de manteiga vegetal tem 13 gramas.

Contas feitas, é difícil assumirmos uma posição… O melhor mesmo é ter cuidado, e apreciar o sabor de qualquer uma delas, sempre com moderação.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.