Menstruação e intestino desregulado? Sim, acontece. O que fazer?

Diana Rosa

Jornalista

Se já sentiu o intestino ter oscilações entre a obstipação e a diarreia durante o período menstrual, fique a saber que pertence ao grupo de 80% de mulheres a quem isso acontece, e normalmente estes sintomas começam a manifestar-se antes mesmo de a menstruação aparecer. Neste artigo explicamos-lhe o que fazer para reduzir o incómodo.

Ao longo do ciclo menstrual, o corpo da mulher sofre várias alterações, principalmente hormonais. Mas é quando o período está quase a bater à porta que os sintomas se intensificam. As prostaglandinas, que são substâncias que agem tal como as hormonas, favorecem a contração uterina e aumentam o movimento intestinal. E é por isso que é normal que as evacuações sejam mais constantes, assim como as alterações na consistência das fezes.

Mas também pode acontecer o oposto, e isso dá-se graças à conhecida progesterona. A queda desta hormona provoca uma movimentação intestinal mais lenta que o habitual, assim como a formação de gases. Estes sintomas normalmente vêm acompanhados de cólicas, inchaço e dor (nomeadamente mamária e abdominal).

O que fazer para reduzir os sintomas?

Esta é uma situação habitual e que não gera grandes preocupações, desaparecendo após os primeiros dias de menstruação. Mas existem estratégias para a ajudar a diminuir estes sintomas.

  • Aumente a ingestão de líquidos e fibras. Aposte na fruta, legumes e grãos, e beba entre dois a três litros de água por dia.
  • Faça exercício físico – pelo menos meia hora por dia, principalmente se o seu caso for de obstipação.
  • Evite comer todo o tipo de doces, massas, arroz branco e outros alimentos que contenham farinhas e açúcares refinados.

Aproveitamos para alertar que se tiver dores abdominais insuportáveis durante o período pré-menstrual de forma regular, é hora de consultar o seu médico ginecologista para despistar outros problemas de saúde mais sérios, como a endometriose.

Chás para melhorar as cólicas na altura da menstruação

Os remédios caseiros são sempre bons aliados a vários sintomas, e neste caso, não são exceção. Seja por ter prisão de ventre ou por ir demasiadas vezes à casa de banho, é frequente o aparecimento de cólicas e desconforto abdominal. Tome nota dos chás que a vão ajudar nessa hora.

  • Chá de salsa

Junte 10 gramas de folha de salsa e um litro de água a ferver. Deixe repousar durante 10 minutos, coe e beba várias vezes ao dia, de preferência ante das refeições principais.

  • Chá de orégãos

Numa chávena de água a ferver, adicione uma colher de sopa de folhas de orégãos e deixe repousar. Beba a uma temperatura morna.

  • Chá de gengibre

Coloque uma colher de chá de gengibre picado em 250ml de água que ainda esteja ao lume (o gengibre precisa de ferver juntamente com a água para libertar as suas propriedades). Retire do lume, junte um pau de canela e uma colher de chá de camomila. Deixe repousar e tome três vezes ao dia.

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