Mito ou verdade: a manteiga de amendoim é mais saudável?

Diana Rosa

Jornalista

A manteiga de amendoim começou a andar nas bocas do mundo dos desportistas, mas ultimamente tem vindo a ganhar seguidores em todos os cantos. Numa altura em que as pessoas se preocupam cada vez mais em escolher alimentos saudáveis e mais ricos a nível nutricional, são várias as alternativas à manteiga convencional. Mas a que está sempre no pódio das escolhas é a manteiga de amendoim.

O seu elevado teor de proteína é o seu maior trunfo, mas será que este alimento é assim tão saudável? Depende. O segredo está no rótulo, como sempre. Há boas e más manteigas de amendoim à venda. É verdade que esta manteiga é calórica, uma vez que tem em média cerca de 540 Kcal por cada 100 gramas, devido ao seu alto teor de gordura. Só que a boa notícia é que esta gordura não é saturada, que é o que é importante! É uma gordura boa e de que o nosso organismo também precisa.

O amendoim tem propriedades muito interessantes na sua composição nutricional, pois é um alimento rico em antioxidantes, contém um elevado teor de proteína, além de ter fibras, vitamina E e B, fósforo, potássio, ferro, zinco, magnésio e cobre.

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o amendoim previne o envelhecimento da pele, promove o trânsito intestinal e a saciedade, previne as doenças cardiovasculares e é um bom aliado a quem quer ter músculos fortes e saudáveis.

Mas os benefícios não se ficam por aqui.

Previne o aparecimento de aterosclerose, dada a presença das gorduras monoinsaturadas, o que aumenta o bom colesterol e eliminando o colesterol mau e as placas de gordura que se acumulam nas artérias.

Combate a anemia, graças ao ácido fólico, uma vitamina que é aliada da boa formação das células sanguíneas, nomeadamente dos glóbulos vermelhos. Além disso, contém ferro que é um componente essencial para tratar da anemia.

Previne a diabetes tipo 2, dadas as fibras e a boa gordura presente neste alimento que ajudam a manter regulados os níveis de açúcar no sangue.

É um aliado na perda de peso, uma vez que para além das fibras que garantem maior saciedade, o amendoim é um alimento termogénico, que significa que é um estimulante do metabolismo, potenciando um maior gasto de energia.

Melhora o humor, uma vez que contem triptofano que ajuda à produção de serotonina, a hormona do bem-estar, além de conter magnésio e vitamina B que contribuem para a diminuição do stress.

Agora, isto é tudo muito bonito se escolher qual manteiga? Uma que seja composta apenas por amendoim!

A manteiga de amendoim passa a ser menos saudável e mais pobre em nutrientes quando elegemos uma que contenha açúcares, óleo de palma (como se o amendoim não tivesse um excelente óleo natural…), sal e outras gorduras. Este é um alerta importante e que faz toda a diferença entre a manteiga que pode comer, e que não deve comer de todo. O que é que estamos sempre aqui a dizer? Leia o rótulo!

Lembre-se: 100% amendoim!

Quanto às quantidades, também não é suposto comer amendoim ou a sua manteiga como se não houvesse amanhã. O ideal é comer até uma colher de sopa por dia, e estará a obter os benefícios deste maravilhoso alimento sem pôr em causa os números na balança.

Este alimento versátil e saciante vai ajudá-lo/a a manter-se longe do frigorífico e de guloseimas, e pode misturá-lo no iogurte, em panquecas, tostas, pratos de carne, e pasme-se: na fruta. Experimente cortar banana, maçã, pera, pêssego aos gomos e regar com um pouco desta maravilha, e terá um lanche completo, com proteína, muita fibra, antioxidantes e de comer e chorar por mais!

Quer fazer a sua própria manteiga de amendoim? É fácil!

A única coisa que tem de fazer é colocar os amendoins no forno a tostar alguns minutos (vá dando uma olhada até ficarem dourados) e depois, ainda quentes, colocá-los num robot de cozinha a triturar na velocidade máxima. Vá fazendo algumas paragens pelo meio para raspar as laterais e voltar a envolver, e em poucos minutos tem a sua manteiga de amendoim pura, saborosa, saudável pronta a comer!

Quer saber a melhor? É que esta é a receita para fazer manteiga de qualquer fruto seco! Portanto se quiser fazer de amêndoa, avelã, caju e por aí fora, atreva-se e vai ver que vai adorar! Estas manteigas têm gorduras boas, e comidas com moderação, são um must have na sua despensa!

Mas reforçamos: é mesmo para comer com moderação. O amendoim (ou outro fruto seco) é um alimento altamente calórico. Não estrague a dieta a comer manteiga às colheradas. Se está a seguir um plano alimentar, confira com o seu/sua nutricionista.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.