Não basta treinar e ponto. Sete capacidades físicas que deve exercitar

Vanessa Santos

Fisiologista do Exercício Clinico e Doutorada em Atividade Física e Saúde Investigadora na Faculdade de Motricidade Humana

Se acha que chega ir correr para a rua, ou passar três horas por semana no ginásio, fique a saber que não chega. Quer dizer, é melhor do que nada, claro. Mas não basta ir treinar e, zás, já está. Afinal de contas, sabe o que está a treinar? O exercício físico completo é aquele que treina as diversas capacidades físicas do nosso corpo. Vamos lá então.

Hoje em dia o exercício físico é cada vez mais falado e todos sabem os seus benefícios, mas, será que sabem que existem várias capacidades física a que devemos dar atenção num treino de forma a promover um maior bem-estar e mais ganhos?

Mas mesmo para quem já pratica exercício e atividades físicas, será que o seu treino é completo? Para ser um bom treino deve envolver exercícios com objetivos diferentes e que desenvolvam as capacidades importantes para o dia a dia e de forma a promover a saúde de forma ampla.

Primeiro que tudo, capacidades físicas são todos os atributos físicos que podem ser treináveis.  O nosso corpo trabalha de muitas formas no nosso dia-a-dia e muita das vezes nem nos damos conta que utilizamos várias destas capacidades físicas.

Tipos de capacidades físicas:

Resistência é a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez, sem perder a qualidade da execução.

Força muscular é a capacidade que permite deslocar um objeto através da contração muscular.

Velocidade é a capacidade física que permite ao músculo realizar uma sucessão rápida de movimentos no menor tempo possível, ou reagir rapidamente a um sinal.

Agilidade é a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Muito relacionada com a flexibilidade e com a velocidade.

Equilíbrio é a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares, com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.

Coordenação, capacidade que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada.

Flexibilidade é a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude, em uma ou mais articulações, sem causar lesões.

Nos últimos anos, o culto do corpo focou-se muito na força muscular e na resistência física, acabando por negligenciar as outras capacidades físicas. Hoje em dia a nossa sociedade já está cada vez mais desperta para os muitos benefícios que todas as capacidades físicas trazem à saúde e ao corpo quando trabalhadas em conjunto. Promovem ganhos mais rápidos, movimentos mais eficazes e eficientes, promove melhorias posturais, maior capacidade cardiorrespiratória, mais força muscular, uma maior funcionalidade nas tarefas do dia-a-dia.

Treine de forma completa e dê ao seu corpo a eficiência de todas as suas capacidades físicas!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.