Não dormiu? Não se irrite. Vamos ajudar a melhorar o seu dia

Diana Rosa

Jornalista

Uma boa noite de sono faz maravilhas pelo corpo e pela alma. É durante o sono que os nossos órgãos se restabelecem, a mente finalmente tem o descanso merecido, e renovamos energias para o dia seguinte. O pior é quando isso não acontece. Há aquelas noites malvadas de insónias, que muitas vezes se repetem por dias, e dias, e dias. Afinal de contas, quem nunca?

Quem dorme pouco raramente engana. Até porque há vários comportamentos que denunciam todos aqueles que dormem pouco e mal. Dificuldade de concentração, falta de energia, irritabilidade, fome e falta de produtividade, são apenas alguns dos sinais.

É certo que habitualmente se fala em dormir entre 7 a 8 horas por dia, mas nem todos os corpos são iguais. A principal maneira de perceber se não dorme o tempo suficiente para o seu organismo é perceber como se sente cerca de uma hora depois de acordar. Continua a sentir-se com sono, cansado, com o corpo pesado e dificuldade de iniciar as tarefas do dia? Alerta vermelho. Pode estar a dormir pouco ou até mesmo ter um sono pouco reparador.

Se vê que esta situação se prolonga durante muitos dias seguidos sem razão aparente, está na altura de marcar uma consulta do sono, que é algo que ainda não é do conhecimento de todos. Estas consultas existem não só para nos ajudar a dormir melhor, como também para fazer um estudo personalizado do nosso sono e definir a melhor estratégia para que consigamos viver de forma equilibrada, com noites rejuvenescedoras e tranquilas. E acredite, vai sentir-se mais saudável e feliz. O sono é uma das principais armas para manter a saúde física e mental.

No entanto, se acha que ainda não é tempo de recorrer a ajuda profissional, podemos adiantar algumas dicas que pode aplicar no seu dia a dia para quando acorda de uma noite mal dormida, ou não dorme de todo.

Tenha horários definidos

O nosso organismo funciona como um relógio biológico que se habitua a horas estabelecidas e a rotinas, mesmo que não nos apercebamos. O horário das refeições é muito importante para que, mesmo depois de uma noite em claro, o corpo mantenha o seu ritmo ideal. Por isso mesmo, ainda que tenha mais fome durante estes dias pela falta de energia que não obteve durante a noite, não ceda a todos os momentos de fome e tenha definido o seu plano habitual de refeições.

Beber café

Mas de manhã! É incontornável que a cafeína ajuda a manter o estado de alerta e a sensação de energia. E por isso, não queremos tirar-lhe este prazer, e até se pode dizer, esta ajuda. Mas não o faça ao final da tarde ou à noite. Escolha as primeiras horas do dia para beber um ou outro café, e não exagere.

Não olhe para o relógio a toda a hora

Isto vale para o dia e para a noite. Sim, porque muitas vezes até conseguiríamos adormecer se a dada altura não estivemos a contar o tempo que ainda temos para dormir de minuto a minuto. Este hábito provoca ansiedade a qualquer hora.

Faça exercício, mesmo com pouca vontade

Sabemos que se sente cansado/a, mas fazer exercício, por incrível que pareça, vai tirar-lhe esse peso de cima, ajudá-lo/a a relaxar e a dormir melhor. Este é um conselho que logicamente se aplica a dias em que dorme mal e a dias em que dorme bem!

Coma bem durante o dia

Bem não é muito. É em qualidade. Alimentar-se corretamente é essencial para que o seu corpo responda de forma favorável a qualquer adversidade. Faça refeições leves e equilibradas ao longo do dia, esqueça as gorduras e alimentos processados que só prejudicam a sua digestão e a sensação de bem-estar. À noite, não se deite com fome, mas também não encha a barriga nas duas horas antes de se ir deitar

Relaxe

Deixe os telemóveis e tablets de lado, tome um banho relaxante e tire alguns minutos do dia para dedicar a si próprio. Se ainda não viu o nosso artigo sobre como fazer o seu spa caseiro, veja aqui e aproveite estas dicas para se sentir melhor ao final de um dia extenuante.

Não fique nervoso/a com a hora de dormir, receando que a noite seguinte seja novamente em branco. Quanto mais se abstrair dessa preocupação, mais depressa vai adormecer.

Bons sonhos!

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