Não fazem milagres, mas ajudam mesmo a emagrecer. Seis chás obrigatórios para ter em casa

Diana Rosa

Jornalista

Vamos começar pelo fim! Não pode beber chás para perder peso e depois comer uma feijoada ao almoço e mão de vaca ao jantar achando que vai emagrecer, ok? É muito habitual ouvirmos opiniões contrárias aos benefícios dos chás que são aconselhados, mas a verdade é que eles são um complemento adicional a uma alimentação cuidada e a prática de atividade física. Portanto, depois desta pequena introdução a colocar os pontos nos i’s, vamos ao que nos traz aqui!

O chá faz bem a quase tudo na vida, até porque há ervas para tudo e mais alguma coisa. Seja para curar maleitas, acalmar, diminuir as dores, até para emagrecer! De facto, ao beber chá está a fazer bem à sua saúde, quanto mais não seja porque está a ingerir água, que é tão importante para o nosso corpo. Acuse-se quem nunca tem sede e tem dificuldade em pegar num copo de água para beber! Pois é, o chá é um bom truque para contornar essa situação, uma vez que tem sabor.

Deixamos aqui a nota de que é melhor dar preferência a infusões, em vez de tisanas, pois ao colocar as folhas da planta que deseja (quem diz planta, diz raízes, frutos ou especiarias), tem uma concentração maior das suas propriedades.

Agora, toquem os rufos. Vamos saber quais são as 6 infusões para dar cabo desses quilinhos a mais.

Chá de curcuma com limão

Não estava a pensar que no Escolher Viver lhe íamos trazer só as opções mais óbvias, pois não? Não. Então comecemos por esta poderosíssima especiaria que é a curcuma! Consumir curcuma é a mesma coisa que carregar com o pé no acelerador do metabolismo. Este pózinho amarelo vindo da Índia possui curcumina, um composto ativo que promove a perda de peso e reduz a gordura no fígado, aumentando o gasto de energia e consequentemente, ajudando a emagrecer. Já o limão, como é de conhecimento geral, é um ótimo diurético e ajuda a neutralizar as pupilas gustativas, o que diminui a vontade de comer doces.

Receita:

Tenha à mão 1 colher de chá de curcuma em pó e 1 colher de sumo de limão. Ferva uma chávena de água, deite os ingredientes e deixe repousar 10 minutos. Se quiser potenciar o efeito da curcuma ainda mais, junte uma pitada de pimenta preta.

Mas atenção, beba este chá preferencialmente de manhã ou ao início da tarde. Se beber à noite corre o risco de se sentir fresco que nem uma alface e não conseguir dormir. Esta mistura é uma fonte de energia por excelência.

Chá de alcachofra

Este chá promove uma sensação de saciedade, o que faz com que não sinta tanta fome na hora das refeições. É ainda um bom aliado a prevenir a prisão de ventre. Além disso, acelera o metabolismo, e reduz a retenção de líquidos. Tudo coisas boas para quem quer emagrecer.

Receita:

Numa chávena coloque água a ferver e umas folhas de alcachofra. Deixe repousar 10 minutos e beba. Para obter melhores resultados, consuma este chá 3 vezes ao dia.

Chá de hibisco, cavalinha e canela

É outra ótima solução para o inchaço e retenção de líquidos e faz com que queime gordura mais rapidamente. Uma vez que contém canela, este chá também é indicado para facilitar a digestão.

Receita:

Ferva 1 litro de água e adicione 1 colher de sopa de hibisco seco, 1 pau de canela e 1 colher se sopa de folas de cavalinha secas. Espere 10 minutos para beber. Beba todo o chá ao longo do dia, de preferência 30 minutos antes das refeições.

Chá de abacaxi com gengibre

O gengibre tem múltiplos benefícios para a saúde. Além de ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias fazendo com que melhore o sistema imunitário, ajuda a emagrecer. Assim como o abacaxi. Este chá é bom para acelerar o metabolismo e para ajudar no funcionamento do intestino pelo elevado teor de fibra.

Receita:

Num recipiente para ir ao lume, coloque 1 litro de água, a casca de meio abacaxi, 4 rodelas de gengibre (ou uma colher se sopa de gengibre em pó), casca de 1 laranja, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos. Depois de desligar o lume, deixe repousar outros 5 minutos, coe, e sirva. Beba o chá ao longo do dia.

Chá de roibos

Este chá vermelho evita a retenção de líquidos e promove a perda de peso, mas não se fica por aqui. É um chá desintoxicante que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, e devido aos seus minerais como cálcio, zinco, magnésio, melhora a circulação e evita problemas de estômago. Contrariamente às opções anteriores, este é um ótimo chá para beber depois das refeições.

Receita:

Numa chávena de água a ferver deite uma colher de chá de folhas de roibos secas, deixe repousar 5 minutos, e já está!

Chá dente de leão com canela

Um bom chá para perder peso é o de dente-de-leão, que, segundo vários nutricionistas, auxilia na limpeza do trato digestivo e ajuda o intestino e o fígado a eliminar toxinas retidas. O dente-de-leão é considerado um alimento cheio de nutrientes essenciais, pois é fonte de minerais e fornece uma variedade de fitonutrientes que possuem ação antioxidante e dão o suporte necessário para a limpeza do trato digestivo. Outro benefício do chá de dente-de-leão é a ação diurética.

Atenção, porém, ao sabor do chá. É amargo e difícil de adorar. Coloque três colheres de sopa de folhas de dente de leão num litro de água a ferver. Deixe arrefecer, misture canela para lhe dar mais sabor e coloque no frigorífico. Fresco e com a canela vai ajudar a tornar-se mais bebível. Vá bebendo ao longo do dia. Pode também adicionar hortelã, manjericão, uma rodela de limão, por exemplo.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.