Não há nada como uma peça de fruta. Mas… e os sumos de supermercado são saudáveis?

Diana Dinis

Nutricionista inscrita na Ordem dos Nutricionistas com o número 3692N

A nutricionista Diana Dinis, parceira do Escolher Viver desde o início do projeto, fala sobre a oferta de sumos que é feita nos supermercados portugueses. Neste texto, apresenta as melhores soluções, embora deixe claro que comer a fruta propriamente dita é um solução nutricionalmente mais correta.

Quantas vezes por semana bebe sumo? Quais pode escolher? Na verdade pode escolher o que quiser! Desde que seja uma escolha com conhecimento e feita de forma consciente! É isto é válido para toda a sua alimentação!

A minha ideia aqui é dar-lhe o conhecimento e o leitor faz a escolha!

Então vamos lá:

👉🏽 será sempre preferencial comer a fruta a beber o seu sumo! Não só por ter mais teor de fibra, como menos açúcares também! Quando bebe sumo de laranja, nunca é sumo de uma só laranja…

👉🏽 os sumos aqui apresentados são de 100% fruta, com exceção do último slide que contém ingredientes não nutritivos;

👉🏽 mesmo sendo de 100% fruta, estes sumos são obtidos a partir de concentrados, o que significa que foi retirado o teor da água da fruta;

👉🏽 apesar de serem feitos apenas de fruta, têm os açúcares da fruta naturalmente presentes;

Analisando todas estas questões, e do ponto de vista nutricional, beber sumo deverá ser feito de uma forma pontual na nossa alimentação ou estratégica no nosso dia a dia, quando precisamos de energia rápida! Não se esqueça que não irá ter tanta saciedade como se comesse uma peça de fruta! Mas por exemplo para lhe dar energia rápida antes de um treino pode funcionar!

Daí a importância de perceber que o que para si resulta para outra pessoa pode não fazer o mínimo sentido! Nada como seguir as indicações de um médico ou mutricionista.

Percorra a galeria de fotos que preparámos para si e descubra os sumos aprovados pela nutricionista mas beber com moderação de vez em quando. Carregue nas setas vermelhas.

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