O Halloween está quase a chegar. Mas a abóbora já cá andava há muito. E com muitos benefícios

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

É uma espécie de Carnaval fora de tempo, que importámos dos Estados Unidos, e que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Na noite das bruxas todos os disfarces são válidos. Mas a abóbora está sempre presente. Por cá, não precisávamos desta modernice norte-americana. É que a abóbora é uma velha conhecida nossa, cheia de bons nutrientes par uma vida mais saudável.

A abóbora é rica em nutrientes, trazendo muitos benefícios à nossa saúde. Além disso, é super versátil. Da tradicional base para sopa ao doce de abóbora, passando por purés, acompanhamentos estufados e tantos outros cozinhados. Na sua constituição nutricional, verificamos que é pobre em valor energético, em gordura, em hidratos de carbono, mas rica em água, em potássio e vitaminas. Mesmo para os diabéticos, a abóbora não tem o efeito negativo que muitos apontam. Embora a abóbora tenha um alto índice glicémico, ela tem uma carga glicémica baixa, o que significa que é improvável que tenha um efeito significativo no açúcar no sangue, desde que coma com moderação.

Em média, cada 100g de abóbora representam:

  • Valor Energético – 11 Kcal
  • Proteína – 0,3 g
  • Hidratos de Carbono – 1,7 g
    • Dos quais açúcares – 1,4 g
  • Lípidos – 0, 2 g
  • Água – 96,6%
  • Fibra – 0,7 g
  • Vitamina A – 0,16 mg (160 mcg)
  • Carotenos – 0,962 mg (962 mcg)
  • Vitamina C – 12 mg
  • Potássio – 200 mg

Benefícios para a saúde

São muitos os benefícios que o consumo moderado de abóbora trazem ao nosso organismo, ajudando a prevenir diversos problemas de saúde.

Proteger o coração

Os teores de fibra, o potássio e a vitamina C são muito importantes, visto que ajudam ao controlo da hipertensão. Além disso, o potássio também é capaz de reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e preservar a densidade mineral óssea. Um estudo publicado no International Journal of Cardiology demonstrou que a suplementação de potássio foi capaz de reduzir a pressão arterial em pessoas hipertensas, principalmente os que consumiam mais sódio. O consumo de potássio também está ligado a um menor risco de derrame e os antioxidantes presentes na abóbora também ajudam a combater o chamado colesterol mau (LDL) do organismo.

Prevenir o cancro

Por ser rica em betacaroteno, a abóbora ajuda a prevenir o cancro. A relação entre o betacaroteno e a prevenção da doença começou a ser estudada na década de 80. Há vários estudos que comprovam os bons resultado na associação entre entre o consumo do carotenoide e a redução no risco do cancro. É o caso do cancro do pulmão, como refere um estudo do American Journal of Clinical Nutrition. Além disso, o betacaroteno é uma importante fonte de vitamina A. Um artigo publicado no jornal Bioscience Reports efetuou uma análise de 11 estudos sobre o tema e apontou que maiores níveis de vitamina A no organismo estão associados a uma menor incidência de cancro no pâncreas. As fibras também têm um forte papel no intestino, visto contribuírem para uma boa digestão e reduzirem o risco de cancro colorretal.

Imunidade

Por ser rica em betacaroteno, a abóbora é uma importante fonte indireta de vitamina A. Um artigo publicado no Journal of Clinical Medicine demonstrou a importância da vitamina A no fortalecimento da imunidade e combate a diversos tipos de infecção. Também é rica em vitamina C, E, ferro e ácido fólico, todos elementos que contribuem para fortalecer a imunidade.

Ação Antioxidante

Os antioxidantes são muito importantes no combate dos radicais livres e, na abóbora, eles vêm através dos carotenóides (as substâncias responsáveis pela cor alaranjada).

Proteger a visão

A abóbora é famosa por ser um alimento benéfico à visão. Como já vimos, ela é rica em betacaroteno, composto que nosso organismo transforma em vitamina A, que protege contra a degeneração da visão por idade. Um estudo apontou que o consumo de vitamina A e betacaroteno podem reduzir o risco de cataratas. Outros componentes da abóbora que ajudam a proteger a visão são a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir que o cristalino (lente natural do olho) fique opaco, além dos antioxidantes, que protegem os olhos dos danos celulares.

Benefícios das sementes de abóbora

Não é apenas o legume em si, que constitui muitos nutrientes importantes para a nossa saúde. As sementes de abóbora são uma grande fonte de zinco, potássio, magnésio, ferro e proteína e são um excelente snack.

Músculos

O magnésio, referido acima, é essencial para a saúde dos nossos músculos, visto contribuir para a sua contração e relaxamento.

Humor

O aminoácido triptofano é um forte constituinte da abóbora e auxilia na regulação da serotonina, que reflete na melhoria do humor.

Sono

As sementes de abóbora são capazes de intensificar o relaxamento e  melhorar o sono, por isso são ideais para quando dá aquela fome inevitável antes de dormir.

Receitas saborosas

E como utilizar a abóbora para receitas deliciosas? Bem, isso nada como recorrer aos especialistas da Teleculinária, que deixam aqui dez receitas com este alimento tão versátil. Bom apetite!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.