O inverno chegou em força! Saiba quais os melhores legumes e frutas da estação

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Já lhe falámos dos benefícios de comer fruta e legumes da época, desde a sua saúde à sua carteira. Agora que a estação mais fria chegou, quais são, afinal, os alimentos que deve ingerir?

Não se preocupe, que não faltam opções!A lista de alimentos é grande e o número de receitas é ainda maior. O consumo de frutas e legumes da época é essencial para a sua saúde e, por isso, estes são os alimentos que deve incluir na sua lista de compras.

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Lista de legumes de inverno:

  • Agrião;
  • Abóbora;
  • Acelga;
  • Aipo;
  • Alho francês;
  • Alface;
  • Batata doce;
  • Beterraba;
  • Canónigos
  • Cebola;
  • Cenoura;
  • Couve Portuguesa;
  • Couve Lombarda;
  • Couve de Bruxelas;
  • Endívia;
  • Espinafres;
  • Funcho;
  • Grelos;
  • Nabo;
  • Nabiças;
  • Pimentão;
  • Rabanetes;
  • Repolho;

Lista de frutas de inverno:

  • Amêndoa;
  • Ameixa;
  • Amora;
  • Ananás (Açores);
  • Banana (Madeira);
  • Castanhas;
  • Diospiro;
  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Maçã;
  • Noz;
  • Pêra;
  • Pinhão;
  • Tangerina.

Dicas para ter uma alimentação saudável no inverno

Além da inclusão de frutas e legumes da época, é muito importante seguir certos cuidados alimentares durante a estação onde o frio e o mau tempo são predominantes.

  • Não se esqueça das sopas

Ora um caldo verde, ora uma sopinha de abóbora, não há melhor refeição que aquela que inclui diversos legumes da época. Procure variar nas sopas que faz, para dar espaço à ingestão de múltiplos nutrientes.

  • Hidrate-se

Quantas vezes já ouviu isto? A importância de beber água não é sazonal e a hidratação é essencial para o bem estar. Deve seguir as quantidades recomendadas, que são 2L e 2,5L de água por dia, para mulheres e homens, respetivamente.

  • Reduza o consumo de açúcar e bebidas alcoólicas

O Natal e a passagem de ano são exceções, mas deve evitar consumir doces e bebidas alcoólicas ao longo desta estação. Estes produtos trazem diversos riscos para a saúde, entre os quais: diminuição da imunidade e aumento das probabilidades de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

  • Exclua os fritos das suas refeições

Nesta estação, apostamos nos guisados, cozidos e grelhados, e deixamos de lado os prejuízos que os fritos nos trazem. Além de preservarem mais os nutrientes, contêm menos gordura e o sal é substituível pelas ervas aromáticas.

  • Evite as gorduras

A exclusão dos fritos é um bom ponto de partida, mas não é o único cuidado a ter, no que diz respeito às gorduras. Evite alimentos de origem animal, nomeadamente as carnes vermelhas e os laticínios gordos (queijo e manteiga).

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