Cantor Carlos Alberto Moniz apela à ajuda à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
O kefir chegou, viu e venceu. O que tem de benéfico esta “espécie de iogurte”?
Já os viu seguramente nas arcas frigoríficos, junto aos iogurtes, nos hipermercados. Mas afinal o que é isso de Kefir? O que tem de tão especial? Por que razão, dizem, faz tão bem? E come-se ao natural ou adiciona-se alguma coisa? Recolhemos a informação e entregamos-lha de bandeja.

Kefir, quefir ou kephir, tem origem na palavra turca keif, que significa “bem-estar”. É um superalimento que vem das montanhas do Cáucaso, no extremo da Europa com a Ásia central, para revolucionar a lista dos produtos lácteos.
Esta bebida fermentada é parecida com iogurte mas mais completo em termos de benefícios, nomeadamente no que diz respeito à imunidade e ao trânsito intestinal, dadas as boas bactérias e o elevado teor proteico presentes neste alimento.
O kefir é obtido através da mistura dos grãos de kefir com leite ou água. Estes grãos são uma colónia de microrganismos vivos constituídos por bactérias e leveduras, que adicionados ao líquido desencadeiam um processo de fermentação.
Devido ao seu sabor amargo, nem todos se tornam admiradores deste probiótico à primeira experiência. Mas há truques saudáveis que tornam o kefir mais saboroso, como por exemplo a adição de canela.

Atualmente, o kefir pode ser encontrado em todas as superfícies, e tem a vantagem de ter baixo teor calórico, sobretudo no que diz respeito a gordura e açúcares, sendo um aliado de quem quer emagrecer. É sem dúvida uma boa aposta para beber ou para misturar com frutos e fibras como a aveia, em refeições ligeiras. Se gosta de batidos, o kefir é uma excelente opção para substituir o leite ou o iogurte!
Fique a conhecer tudo o que o kefir pode fazer pelo seu organismo:
– Combate as inflamações intestinais
– Facilita a digestão
– Fortalece o sistema imunitário
– Diminui a prisão de ventre
– Combate a osteoporose
– Previne a gastrite
– É rico em vitamina K, B12, B1, ácido fólico, cálcio e magnésio
– Ajuda a prevenir bactérias como a H-pylori e fungos como a cândida
– Tem um teor reduzido de lactose
– Promove a diminuição do colesterol
1 Comment
Sim quero perder barriga