O PORQUÊ DAS COISAS: Água morna com limão em jejum

Diana Rosa

Jornalista

Já ouvimos várias pessoas dizerem que todos os dias começam a manhã a tomar um copo de água morna com umas gotas de limão, ainda em jejum. Esta prática comum na medicina indiana, apelidada de Ayurveda, passou a ser adotada no mundo ocidental há décadas, e diz-se que resulta.

Não se trata só de sabedoria popular, ainda que esta seja uma arca cheia de bons conselhos que os nossos avós nos passaram. Mas o que é certo é que muitos planos alimentares de nutricionistas começam com a ingestão de um copo de água morna com umas gotas de limão. Venha daí conhecer os benefícios desta prática tão simples e rápida, que nos ajuda a começar o dia de forma mais saudável. E porquê? Vejamos!

Ajuda a emagrecer

Graças às propriedades desintoxicantes e antioxidantes do limão, beber este antídoto matinal ajuda a ativar o metabolismo, limpar as toxinas do organismo, reduzir a fome e produzir uma maior saciedade na hora de comer. Se adicionar gengibre a esta mistura, tem um combinado de propriedades anti-inflamatórias poderoso.

Fortalece o sistema imunitário

O limão tem um teor elevado de vitamina C, que é uma das vitaminas essenciais para o aumento das defesas, nomeadamente nesta época fria. O sistema respiratório agradece o consumo de cítricos, que evitam os sintomas graves em caso de gripe, constipação e outros vírus e bactérias do foro respiratório.

Limpa o organismo

Nomeadamente através da urina, uma vez que a água com limão é uma combinação com efeito diurético, que favorece a eliminação de toxinas e gorduras.

Promove a saúde da pele

Quando o organismo é desintoxicado, a pele reflete esses efeitos. Não nos esqueçamos que a pele é o maior órgão do corpo humano, e normalmente dá sinais quando algo de bom (ou de mau) se passa no nosso corpo. Os antioxidantes presentes no limão ajudam a que a pele fique mais luminosa, ajuda a combater a acne, reduz manchas e previne rugas, assim como o envelhecimento precoce.

Promove o trânsito intestinal

Além de melhorar a digestão e o funcionamento do fígado, a água com limão estimula o movimento do intestino, aliviando ainda sintomas como o inchaço abdominal e o ardor no estômago.

Como preparar a água com limão?

É simples. Encha um copo com água morna e esprema 10 gotas de limão. Tome esta bebida meia hora antes do pequeno-almoço. Se quiser intensificar o seu poder anti-inflamatório, coloque meia colher de café de gengibre em pó.

Outra sugestão saudável é cortar um limão em rodelas e juntar a um litro de água, para ir bebendo durante o dia.

Nota: Não há mezinhas milagrosas. Se sofre de algum problema de saúde que inspire cuidados, consulte o seu médico e não tente resolver a situação sem acompanhamento de um profissional de saúde.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.