O PORQUÊ DAS COISAS: Queda livre a dormir?

Diana Rosa

Jornalista

Está a dormir e de repente, quando cai no sono, tem a sensação que está a cair no vazio, numa queda livre que nunca mais para? Acorda assustado, e nem percebe bem se estava a sonhar ou não. Acredite que isso é muito comum, e acontece a 70% da população mundial. Mas porque será?

Mioclonia. É este o nome estranho que responde a essa questão. O cérebro está em conflito e o organismo transforma isso em espasmos enquanto resposta à atividade cerebral. O resultado é que as pernas se mexem de forma involuntária, o que acaba por fazê-lo acordar daquele sono profundo que estava prestes a atingir.

É o fenómeno da incorporação do sonho que se verifica quando passa do estado de alerta para o relaxamento, mas os nossos sentidos mantêm-se apurados. Daí pensar que está a sonhar que está a ouvir um determinado som, mas isso não é um sonho. É mesmo verdade. Só que o seu corpo não reage de forma consciente e transporta o que está efetivamente a acontecer à sua volta, para dentro do imaginário do sonho.

A mioclonia também se manifesta quando vê que os olhos de alguém que está a dormir se mexem de forma desmedida, como se andassem à roda. Mantém-se a explicação. O seu corpo está aparentemente relaxado, mas o seu cérebro está alerta.

Mas não se assuste, este fenómeno acontece esporadicamente e não representa nada de grave no foro das doenças do sono.

Se quer evitar que isso aconteça, fique a saber que geralmente o seu corpo reage assim quando está mal deitado, Ou seja, quando adormece sentado, torto, e em posições incorretas que não permitem que os músculos relaxem na sua plenitude.

Até ao próximo O Porquê das Coisas!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.