O que é o Açaí tem? Tem antioxidantes como ninguém

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Já ouviu falar do açaí? O alimento brasileiro, que, após processado, pode ser consumido com diversas coberturas, como frutas e até mesmo pedaços de carne e camarões? Não se preocupe, não obrigamos ninguém a combinar as últimas duas sugestões, mas colocamos o desafio de provar o fruto que está a dar que falar, em todo o mundo.

Já lhe falámos de alimentos laranjas, verdes, vermelhos e de muitas outras cores. Hoje, chegou a vez do roxo e, em seu nome, trazemos o açaí.

O fruto vem de uma palmeira, nomeada de açaizeiro, muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Devido à grande diversidade do país, o alimento é consumido de diferentes maneiras em cada região, podendo ou não estar acompanhado do cupuaçu, outro fruto típico brasileiro, semelhante ao cacau, mas com sabor distinto.

Porém, no resto do mundo, o açaí adotou a forma de sobremesa e é, maioritariamente, consumido com frutas, coberturas e/ou leite em pó, deixando de fora o peculiar sabor a camarão, tradicional das regiões nórdicas do Brasil.

Informação Nutricional

É importante salientar que o valor nutricional do açaí varia de acordo com a maneira como este foi cultivado e os ingredientes que são adicionados, após o processamento. Tendo isto em conta, em média, por cada 100 gramas de polpa de açaí, é possível encontrar os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 58
  • Proteínas: 0,8 g       
  • Vitamina E: 14,8 mg
  • Gorduras: 3,9 g        
  • Cálcio: 35 mg
  • Hidratos de carbono: 6,2 g
  • Ferro: 11,8 mg
  • Fibras: 2,6 g 
  • Vitamina C: 9 mg
  • Potássio: 125 mg
  • Fósforo: 0,5 mg
  • Magnésio: 17 mg     
  • Manganésio: 6,16 mg

Mas vamos lá ver na prática quais os benefícios do Açaí

Rico em Antioxidantes

Os antioxidantes, das quais antocianinas, o que dá a cor arroxeada ao açaí, são essenciais para o combate dos radicais livres (stress, radiação solar, poluição, tabaco, entre outros). Estes, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aumento do risco de desenvolvimento de cancro, diabetes, doenças inflamatórias e doenças degenerativas, como explica a Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Dito isto, ao comer açaí está a contribuir para a redução das ações dos radicais livres, adiando o processo de envelhecimento, sendo, então, ótimo para a nossa pele e cabelo e aumentando a imunidade.

Pode regular os níveis de açúcar no sangue

Um estudo realizado, em 2011, a 10 homens saudáveis, mas em excesso de peso, que tomavam 100 miligramas (mg) de polpa de açaí, duas vezes por dia, durante um mês, provou uma redução dos níveis de insulina e de glicose. E não foi só, também se concluiu que os níveis de glicemia, depois das refeições, também tinham baixado, o que indica que o açaí poderá ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Todas estas conclusões apontam para a diminuição do risco de diabetes, em indivíduos saudáveis. Tal acontece, porque o açaí contém polifenóis, capazes de mudar a forma como o nosso corpo digere os hidratos de carbono e nos transmite a sensação de estarmos de “barriga cheia” mais cedo.

Pode reduzir os níveis de colesterol

O açaí contém dois ácidos muito importantes, nomeados de Ómega-6 e Ómega-9, que são essenciais na redução do LDL, “mau” colesterol e no bom funcionamento do HDL, “bom” colesterol

O mesmo estudo, realizado em 2011, provou também que os participantes também tiveram efeitos sob os seus níveis de colesterol, resultando na redução do LDL.

Outro estudo, feito em 2018, a mulheres que comeram 200 miligramas (mg) de açaí por dia, durante o mesmo período de tempo, demonstrou que estas tiveram um bom efeito no HDL.

Ambos os resultados concluem que o açaí é muito importante para a prevenção de doenças cardíacas.

Onde e quais os cuidados ao comprar açaí?

Pode parecer fácil, mas, antes de chegar aos diferentes comércios de todo o mundo, o fruto passa por um longo e difícil processamento. Além disso, é muito complicado encontrar o alimento na sua forma mais natural, estando este sempre sujeito a alterações.

Em Portugal, o açaí, na sua essência, é difícil de encontrar, mas não é impossível. Apesar de a maioria dos comércios venderem o que é conhecido como “sorvete de açaí”, é possível encontrar o bom e puro açaí brasileiro em algumas lojas de produtos brasileiros, em pontos de venda de açaí ou através de um fornecedor.

Receitas saborosas

E agora que já sabemos (quase) tudo sobre o Açaí, rumemos ao outro lado do Atlântico. É de lá que vêm as várias formas de comer Açaí. Bom proveito!

Este texto foi escrito em colaboração com a aluna de Jornalismo, na ETIC, Izabelli Pincelli. Porque, se falar de açaí, por si só, já era bom, então com a ajuda de uma cidadã brasileira e fã deste fruto especial, é ainda melhor.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.