O que é um Fisiologista do exercício e quais as suas competências?

Vanessa Santos

Fisiologista do Exercício Clinico e Doutorada em Atividade Física e Saúde Investigadora na Faculdade de Motricidade Humana

Fisiologista do exercício. Já ouviu falar? Talvez nunca tenha ouvido falar neste termo, ou talvez só tenha ouvido falar uma ou duas vezes e tenha ficado sem saber o que faz. Mas o que é mesmo um Fisiologista do Exercício? Será a evolução dos personal trainers? Ou será um personal trainer?

Comecemos então por aqui. Fisiologista do exercício e personal trainer são ambos profissionais na promoção de atividade física e exercício, mas existe, de facto, uma diferença entre eles. O Fisiologista do exercício é um profissional com especialidade em fisiologia do exercício ou em exercício e saúde, que se posiciona na sociedade como profissional de referência na área da prescrição de exercício físico, na condução, supervisão e acompanhamento de programas e iniciativas de promoção da atividade física.

Na sua prática profissional, o fisiologista do exercício trabalha com pessoas saudáveis ou de baixo risco, tal como todos os personal trainers, mas estes profissionais distinguem-se pela sua especificidade e especialização. Os fisiologistas do exercício diferenciam-se dos outros profissionais de exercício físico por poderem trabalhar também com pessoas com condições clínicas de risco moderado ou mesmo de risco elevado. Tendo uma variada formação cientifica sobre patologias clinicas e saúde que lhe garantem expertise na área clínica.

Estes profissionais podem trabalhar, para além dos ginásios, a nível clínico, em centros de saúde, hospitais e/ou clínicas. São especialistas essenciais em equipas multidisciplinares, promovendo a atividade física e a saúde. São uma mais valia no auxilio de programas especiais (exemplos: programas de reabilitação cardíaca, controlo de diabetes, reabilitação oncológica, etc.), trabalhando a par com médicos, fisioterapeutas, cardiopneumologistas, psicólogos, entre outros profissionais especialistas na promoção da saúde.

Como competências e de forma a valorizar o seu trabalho e garantir a segurança do seu trabalho, a eficácia e eficiência, são também peritos na realização de avaliações de aptidão física e de outros parâmetros fisiológicos relacionados com o exercício e saúde. Promovem a mudança comportamental e hábitos de vida saudáveis.

Tenha em atenção: só profissionais de excelência na área do exercício físico é que lhe garantirão resultados, segurança e um acompanhamento premium. Cuide de si da melhor forma e opte por profissionais de excelência!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.