Os nossos pés aguentam com tudo. Está na altura de olhar para eles, não lhe parece?

Diana Rosa

Jornalista

Preocupa-se com a saúde mas não cuida dos seus pés? Faz mal. Os pés andam connosco em cima deles toda uma vida, já pensou nisso? Quando os nossos pés não estão bem, todo o dia que temos pela frente pode ser um verdadeiro inferno. Vamos lá atenuar isso…

À medida que os anos passam, é natural que os pés fiquem ainda mais sensíveis e sujeitos a vários problemas. Por isso, temos de lhes dar atenção redobrada com o avançar do tempo. Além disso, é nos pés que se localizam muitas terminações nervosas que os ligam a todas as partes do nosso corpo, dando sinais quando alguma coisa não está bem, como por exemplo, retenção de líquidos, má circulação, falta de vitaminas e outros nutrientes.

Portanto, é imperativo que demos atenção aos pobres coitados, e não é só por uma questão estética, mas sim pela nossa saúde.

Vamos dar-lhe aqui cinco dicas para cuidar dos seus pés!

  • Higienização correta

É comum que muitas pessoas negligenciem os pés na hora do banho. Não que o façam propositadamente, mas existe a falsa sensação de que os pés ficam bem lavados só pelo facto de estarem ali debaixo de água durante todo o banho. Não é bem assim. Quando faz a lavagem corporal com o gel de banho, passe a esponja nos pés e esfregue bem entre os dedos. Vai retirar todas as bactérias e evitar o mau odor. Não se esqueça das unhas, pois é nelas que se localiza grande parte da sujidade. Mantenha-as bem curtas, e não se esqueça delas no momento da lavagem. No final, seque bem os pés para evitar fungos e micoses.

  • Hidratação

É certo que existem podólogos ou mesmo esteticistas aos quais podemos (e devemos) recorrer com alguma regularidade para que tenhamos um tratamento mais profundo aos nossos pés. Mas a prevenção e manutenção começa em casa. Utilize um esfoliante e um hidratante próprio para o efeito e trate de si. Faça uma esfoliação depois do banho pelo menos uma vez por semana, mas hidrate-os todos os dias. Só não coloque creme entre os dedos, pois os fungos adoram humidade.

  • Escaldar os pés

Coloque os pés numa bacia com água quente (a cerca de 40º C) e adicione uma mão cheia de sal, uma vez que o sal tem propriedades que ajudam a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos, além de ter um efeito calmante. Se quiser ter um relaxamento completo, acrescente óleos essenciais. Deixe os pés de molho durante 15 minutos e de seguida massaje com creme hidratante, pressionando todos os pontos desde o calcanhar até aos dedos. Vai ver que lhe vai saber bem!

  • Calçado

Na hora de escolher os sapatos, invista em calçado confortável e maleável. Os saltos altos para as senhoras são bonitos e elegantes, mas não é para andar em cima deles o dia todo. Não queremos que deixe de se sentir bela, mas escolha este tipo de calçado para eventos importantes, jantares ou festas. No dia a dia comum, prefira calçado com compensação ou com saltos até cinco centímetros de altura. Quando vai fazer desporto, não saia de casa sem calçado apropriado. Escolha ténis com amortecimento para que a pressão dos pés seja menor, assim como o impacto no solo.

  • Ande descalço

Ao andar descalço, os músculos e articulações dos seus pés estão a ser estimulados, o que lhes vai dar saúde e aliviar dores e tensão. Ande descalço o máximo de tempo possível em casa, sendo que as superfícies irregulares são as mais benéficas para estímulo sensorial. Fica o alerta para os diabéticos e idosos, para os quais andar descalço pode trazer alguns perigos como lesões ou quedas.

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