Parceria Escolher Viver e Ginásios Spald com dicas para uma vida mais saudável

Ana Araujo

Jornalista

O grupo Ginásios Spald, com duas unidades no concelho de Sintra, é o novo parceiro do Escolher Viver. A partir de agora, a nossa área editorial de Exercício será reforçada com conteúdos sobre exercício físico assinados por profissionais qualificados, sempre na perspetiva de uma vida mais saudável.

“É fundamental humanizar o exercício físico. Este é feito por pessoas reais e para pessoas reais”. É desta forma que João Caravaca, 50 anos, Diretor Técnico dos Ginásios Spald, olha para o posicionamento do seu grupo perante a concorrência. Mas a frase é mais do que um slogan. É uma prática diária, que inspira também o Escolher Viver e que nos leva a avançar para esta nova parceria.

“Quando lancei este projeto, estabeleci logo um conjunto de parcerias fundamentais para dar credibilidade à informação que passamos aos nossos leitores. Foi assim com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o Hospital Cruz Vermelha, com vários nutricionistas, psicólogos e médicos, que têm feito deste site um espaço de partilha de conteúdos sérios e relevantes para os nossos leitores”, afirma o diretor do Escolher Viver.

Nuno Azinheira aponta ainda como exemplo a área do Exercício. “Uma vida mais saudável depende da prática regular de exercício físico. Eu sou o exemplo disso mesmo. Para o bem e para o mal. Durante muitos anos não pratiquei qualquer atividade e viu-se o resultado que deu. Neste processo de reeducação e transformação física, em que perdi 27 quilos no ano passado, o exercício físico tem sido imprescindível”. Nuno tem contado com o “apoio incrível e a amizade” do personal trainer Luís Gonçalo Martins e da sua Casa Fit, que são também parceiros do Escolher Viver, e produtores de conteúdos fit para o site.

Esta nova colaboração com os Ginásios Spald vem na mesma linha: a de contribuir para a melhoria da vida de todos. “O que queremos é continuar a ajudar as pessoas com informação credíveis, dicas úteis, ponderadas, sérias, sem as milagrosas que, muitas vezes, se encontram na Internet”, explica o diretor do projeto.

Os Ginásios Spald nasceram em 1994 no pavilhão do Hockey Club de Sintra. “Na altura, o nosso objetivo era mudar a ideia associada aos ginásios. Estavam muito virados para o culto do corpo, para o bodybuilding, o chamado “corpo de ferro” e não era nada disso que nós queríamos. A nossa grande preocupação sempre foi a criação de hábitos de vida saudáveis e o impacto do exercício físico na nossa saúde”, explica João Caravaca.

O Diretor Técnico do grupo vai mais longe: “Independentemente do estereotipo de corpo que está na moda, o mais importante são os benefícios que a prática regular produz no nosso organismo. Não há cá gordos, magros, malhados. Há pessoas que procuram hábitos de vida saudáveis”, afirma.

Com duas unidades, uma situada no edifício dos Bombeiros Voluntários de Sintra (a meio caminho entre Sintra e o Lourel) e a outra no dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro de Sintra (entre S. Pedro e a Beloura), os Ginásios Spald contam atualmente com 23 colaboradores nos quadros da empresa, mais oito avençados. “Já tivemos mais, mas os anos de pandemia obrigaram a algumas alterações. Tínhamos, aliás, prevista a abertura de uma terceira unidade, mas congelámos esse objetivo. Agora estamos focados em recuperar o tempo perdido durante a pandemia”, afirma o responsável.

João Caravaca é um entusiasta do desporto desde criança, embora não consiga dar uma explicação racional para isso. “Sempre me lembro de fazer desporto porque me sentia bem. O interesse pelo bem-estar físico surge na faculdade, onde comecei a perceber e a estudar as grandes diferenças entre desporto, exercício físico e atividade física, e quais as suas implicações em cada pessoa”.

Amigo de Nuno Azinheira há mais de 25 anos, “desde os tempos do Hockey Clube de Sintra”, João Caravaca segue o projeto Escolher Viver “praticamente desde o início”. “É um site muito interessante, com muita qualidade, coisa que não me admira. Tenho acompanhado desde sempre a caminhada profissional do Nuno, desde os tempos da rádio à televisão, passando pelos jornais, revistas e sites, e sei bem que todos os projetos em que ele se envolve são projetos vencedores”, sublinha.

O objetivo desta parceria é, afirma, “contribuir para que mais gente possa viver de forma saudável. O Escolher Viver e os Ginásios Spald têm o mesmo ADN, a mesma filosofia. E, portanto, fiquei muito feliz quando o Nuno me convidou para esta colaboração. Vamos lá por as pessoas a mexer de uma forma útil, produtiva, mas também consciente”.

Com áreas de Cardio e Musculação, Aulas de Grupa, Artes Marciais, Treino Funcional, Ginásio, Piscina e ainda serviços de Nutrição, os Ginásios Spald juntam-se a esta família Escolher Viver. Bem-vindos!

Conheça melhor os Ginásios percorrendo a galeria que preparámos para si.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.