Perda de peso e controlo da diabetes. Uma simples papaia pode fazer tanto por si!

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

Já ouviu falar da “fruta dos anjos”? Não é nada mais que a papaia, mas tem dessa nomeação pelas suas propriedades medicinais e pela sua grande capacidade nutritiva. Saiba quais os benefícios deste fruto para a sua saúde! Mas damos-lhe uma dica: quer perder peso e regular os valores da sua glicemia? Então, leia…

Foi Cristóvão Colombo que deu este nome à papaia, um fruto tropical originário da América Central. Além de ter apenas cerca de 40 calorias por 100 gramas, facilitando o emagrecimento, tem uma grande carga nutritiva.

A papaia é rica em fibra, proteína e nas vitaminas A, C e B9. Além disso, também é forte em potássio, cálcio e magnésio, fornecendo diversos benefícios para a saúde.

Benefícios da papaia para a saúde:

  • Ajuda na perda de peso – Como já referimos, 100 gramas de papaia tem apenas 40 calorias, o que significa que uma papaia inteira de tamanho médio andará à volta de 120 calorias, podendo ser incluída nas dietas de emagrecimento.
  • Forte em antioxidantes – Por ser rica em Vitamina A, tem um forte papel no combate dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e outras doenças.
  • Reduz o risco de cancro – Forte em licopeno, um antioxidante que fornece a pigmentação vermelha, é capaz de reduzir as probabilidade de desenvolver diversos tipos de cancro, como o da mama.
  • Fortalece o sistema imunológico – As vitaminas A e C são muito fortes no combate de gripes e constipações e, ao juntar-lhe a vitamina B9, o sistema imunológico é reforçado.
  • Previne doenças cardiovasculares – A vitamina C e o licopeno são grandes protetores do coração e ajudam a reduzir os níveis do  “mau” colesterol (LDL) e a regular os do bom colesterol (HDL).
  • Ajuda na diabetes – O consumo de fibras ajuda na redução dos níveis de glicose nos pacientes com diabetes tipo 1 e pode aumentar os níveis de insulina nos pacientes com diabetes tipo 2.
  • Ajuda no combate da inflamação – Por ser rica em beta-carotenos, é capaz de reduzir a inflamação.
  • Melhora a digestão – A papaína é um componente essencial que ajuda no funcionamento digestivo e no combate a patologias associadas, como a gastrite e a insuficiência pancreática exócrina.
  • Previne a asma – O consumo de uma grande carga nutritiva ajuda na prevenção da asma e os betacarotenos são um dos nutrientes a ingerir.
  • Protege a pele – Os radicais livres são um grande destruidor da nossa pele e são estes que originam os fatores que vêm com a idade, como as rugas. A vitamina C e o licopeno ajudam a proteger a pele e a evitar os sinais de envelhecimento, além de ajudarem na cicatrização de feridas.
  • Fortalece os ossos – O cálcio e o fósforo são dois constituintes da papaia conhecidos por ajudarem na saúde dos ossos e a combater problemas derivados, como a osteoporose e artrite.
  • Melhora a saúde dos olhos –  A vitamina A, assim como os beta-carotenos, contribuem para a melhoria da saúde dos olhos, aumentando a visão noturna e prevenindo doenças da retina.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.