Quanta água já bebeu hoje? Mitos e verdades sobre o consumo de água ao longo do dia

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A água é fundamental para o correto funcionamento do organismo. “Beber água é de extrema importância, uma vez que durante o dia perdemos muitos líquidos através da transpiração, saliva, urina e fezes. Para os praticantes de exercício físico as necessidades são acrescidas”, explica a nutricionista Paula Cristino, do Hospital Cruz Vermelha, realçando ainda que os homens devem consumir diariamente em média “3.5 litros” e as mulheres “2.5 litros”.

Subsistem, no entanto, alguns preconceitos relativos à ingestão de água. Esclareça as suas dúvidas, com esta série de Verdades e Mitos:

Beber água em jejum emagrece

Mito. Para emagrecer é necessário ingerir menos calorias e gastar mais calorias durante o dia.

Ao beber 2 litros de água por dia, a dose diária recomendada, está assegurada a minha hidratação independentemente do meu tipo de corpo

Mito. Cada individuo tem necessidades diferentes de água, dependendo de variados factores, como por exemplo a idade e a actividade física.

A água não tem calorias

Verdade. A água possui na sua composição diferentes sais minerais, os quais não possuem valor calórico.

A água com gás engorda

Mito. Não existe relação direta entre estes dois aspetos. O gás existente nestas águas não tem valor energético. No entanto, pode contribuir para aumentar a flatulência.

O facto de não ter sede significa que não preciso de água

Mito. A sede é o primeiro sinal de desidratação. Devemos beber água mesmo não tendo sede, pois desta forma garantimos a correcta hidratação do organismo.

As bebidas isotónicas substituem a água

Mito. Estas bebidas destinam-se a repor líquidos e sais minerais perdidos durante a actividade física.

Beber muita água causa inchaço

Mito. No caso de surgir edema, este pode dever-se entre outras, a uma desregulação hormonal ou a má circulação.

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