Quer perder até 600 calorias em casa? É possível mas vai ter muito que pedalar

Nuno Azinheira

Diretor do Escolher Viver

É um exercício que não está ao alcance de todos. Em primeiro lugar, porque nem todos têm uma bicicleta estática em casa. Mas se não for em casa, pode fazer no ginásio. Mas só, claro, se estiver fisicamente preparado para um esforço. Primeiro, aconselhe-se com um profissional de saúde e do exercício físico…

Torq Cycle. Assim se chama a modalidade que está a fazer furor no Brasil. Esqueçamos o nome pomposo e troquemo-lo por Exercício de Bicicleta Interior. O que conta, afinal, não é a designação, mas a intensidade com que se aplicar e a resistência que for capaz de provar.

Trata-se de um treino metabólico capaz de gastar até 600 calorias, dependendo da duração e da intensidade aplicada. Dizem os entendidos que é ótimo para quem pretende emagrecer. Além disso, a atividade também pode ser interessante para quem quer manter a musculatura em dia.

Seja em casa ou no ginásio, o treino, já o dissemos, é puxado. Mas tem de ser levado à risca:

  • Faça um aquecimento pedalando por 3 minutos, com uma carga que lhe traga um desgaste moderado;
  • 1min: pedale devagar como se estivesse numa subida (60RPM), com uma carga que lhe traga uma sensação de intensidade moderada;
  • 1min: pedale devagar como se estivesse numa subida (60RPM) numa sensação forte;
  • 1min: pedale devagar como se estivesse numa subida (60RPM) numa sensação muito forte;
  • 1min: pedale devagar como se estivesse numa subida (60RPM) numa sensação exaustiva;
  • 1min: recupere pedalando numa intensidade leve;
  • 1min: pedale rápido como se estivesse numa reta (80RPM) numa sensação moderada;
  • 1min: pedale rápido como se estivesse numa reta (80RPM) numa sensação forte;
  • 1min: pedale rápido como se estivesse numa reta (80RPM) numa sensação muito forte;
  • 1min: pedale rápido como se estivesse numa reta (80RPM) numa sensação exaustiva;
  • 1min: recupere pedalando numa intensidade leve;
  • Faça 4 séries pedalando rápido por 30 segundos numa sensação exaustiva + 30 seg numa sensação leve;
  • Recupere por 3 minutos.

E depois disto, se tiver resistido com vida, vai ver como conseguirá ter resultados. Maus uma vez mais lembramos que deve consultar um profissional de saúde, depois de um exercício desafiante como este.

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