Quer perder barriguinha e reforçar os músculos? A solução está aqui

Diana Rosa

Jornalista

Foi dar uma corridinha ou fazer uma caminhada. Parabéns, já por si, isso é ótimo! Está no bom caminho. Mas essa barriguinha custa a desaparecer? Pois, sabemos bem o que é isso. Por aqui vão quatro exercícios fundamentais…

Por vezes, é preciso complementar o treino com exercícios específicos para perdermos a gordura acumulada naqueles sítios mais difíceis. Se não anda no ginásio e não quer perder tempo nem gastar muito dinheiro para ver resultados, vamos dar-lhe um mini plano que não precisa de equipamento a não ser de um pavimento plano. Pode fazer estes exercícios ainda no jardim onde caminha ou quando chega a casa. A escolha é sua. O que garantimos, é que se fizer com frequência, vai começar a ver os resultados que tanto anseia.

Prancha

Os abdominais são conhecidos como essenciais para quem quer perder a barriga e obter o famoso six-pack. Mas nenhuns são tão eficazes como a prancha. É um exercício de alta intensidade que incide não só sobre o abdómen, como também sobre a lombar. Além do mais, este exercício não só tonifica a barriguinha, como trabalha todos os músculos do corpo, desde os braços às pernas.

Apoie apenas os cotovelos e as pontas dos pés no chão, enquanto o corpo fica em linha recta (nada de empinar o rabiosque. Corpo bem direitinho!) Contraia o abdómen, e permaneça nessa posição o máximo de tempo possível. Tente começar por 30 segundos, e vá aumentando a sua resistência até, pelo menos, 1 minuto. É um exercício poderoso!

Flexões

Apesar de fortalecer vários músculos, as flexões trabalham principalmente o peito, tríceps e ombros. A posição a adotar é semelhante à da prancha, mas vai ter que exercitar esses braços a subir e descer. Se for iniciante e tiver muita dificuldade, em vez de se apoiar nas pontas dos pés, apoie-se nos joelhos.

Agachamentos

É um daqueles exercícios que nunca pode faltar num plano de treino. O agachamento costuma ser conhecido como um amigo do “bumbum”, mas é mais do que isso. Fortalece gémeos, quadríceps, abdómen e lombar, além de promover o equilíbrio.

De pé, coloque as pernas à largura dos ombros, e com as costas direitas vá descendo lentamente até ficar na posição sentada. Depois volte a subir, e faça as repetições que conseguir. Se é iniciante comece por 15, e tente fazer 3 ou 4 séries pelo menos.

Mountain climber

Parece que vai fazer uma prancha ou flexões, mas desta vez os braços ficam quietinhos e só as pernas é que mexem. Em posição de prancha e com os braços completamente esticados verticalmente ao chão, o corpo deve, mais uma vez, ficar em linha recta.

Contraia os abdominais e levante um joelho de cada vez em direção ao peito. Repita o exercício alternando sempre os joelhos. No fundo, como o próprio nome indica, é como se estivesse a subir uma montanha (das bem inclinadas!)

Experimente fazer estes exercícios em casa e conte-nos como se sentiu! Esperamos que essa barriguinha vá abaixo, e que se sinta mais saudável. Bons treinos!

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