Relaxar é importante! 7 dicas para fazer um spa na sua própria casa

Diana Rosa

Jornalista

Chegou o fim de semana. Tente descansar. Sim, sabemos que há sempre coisas para fazer. Ele é o almoço, tratar da roupa, dar um jeito na casa, levar os miúdos às atividades, mas tenha calma. Tire um tempo para si. Aproveite as dicas que lhe deixamos e relaxe.

O dia a dia é cada vez mais stressante, as horas passam a correr, e o tempo parece não chegar para as mil tarefas que temos de fazer ao longo do dia. Não paramos para respirar, para ponderar o que quer que seja, comemos rápido e mastigamos mal. E lá voltamos nós à azáfama das horas, dos problemas para resolver, dos horários a cumprir com o trabalho, com as crianças e as compras. E assim se passam 24 horas, muitas vezes sem sabermos como.

Quando chega a casa ainda tem meio dia pela frente, se formos a contabilizar o que ainda tem por fazer, e o cansaço e má disposição tomam conta de si. Falta a paciência, falta o entusiasmo, falta tudo! Há dias assim.

Durante esta vida atarefada, nem sempre há disponibilidade ou dinheiro para tomar conta de si, parar, relaxar, e dedicar uns minutos apenas a não pensar nem fazer nada. Dá por si a pensar que fazer massagens é só para as celebridades, e que spa’s e sítios do género não são para a sua vida nem para a sua carteira.

Mas fique a saber que é imperioso ter tempo para confecionar uma refeição saudável ou fazer atividade física. É essencial relaxar e ter momentos só para si para que a sua mente fique equilibrada, e consequentemente, a sua saúde também.

E por isso, chega de desculpas. Está na hora de fazer o seu spa caseiro. Não precisa de perder tempo em deslocações nem dinheiro em lugares que não pode pagar. Invista em si, aí mesmo, em sua casa.

Resolvemos facilitar-lhe a vida e deixar aqui 7 dicas para terminar o seu dia de forma relaxante, libertar a tensão acumulada, sentir-se mais feliz, e dormir melhor!

#1 Prepare o ambiente

A escolha do lugar ideal é essencial quando pretendemos relaxar. Faça-se rodear de um ambiente limpo, arrumado e organizado e tranquilo.

#2 As luzes e os aromas

Apague os candeeiros do teto, acenda umas velas aromáticas ou coloque incenso com um aroma suave a queimar. Estes elementos têm o poder de indução ao relaxamento e promovem um ambiente acolhedor.

#3 Escolha a sua música

Entre as suas playlists tenha uma que contenha músicas mais calmas e que o tranquilizem. Eleja músicas que o remetam a lugares bonitos e lembranças felizes. Lembre-se de desligar o telemóvel ou silenciá-lo. Não é hora de receber chamadas ou distrair-se com mensagens.

#4 Prepare um banho relaxante

Somos pela preservação dos recursos e do ambiente. Mas um dia não são dias. Acreditamos que muitos por aqui tenham uma banheira em casa. Encha-a com água quente, coloque umas gotas de óleos essenciais ou sais de banho, e tenha por perto os produtos que vai precisar para não ter de interromper este momento.

#5 Descontraia

Respire fundo, concentre-se nos aromas e nos sons que tem à sua volta. Desligue-se do mundo lá fora e aprecie a sua própria companhia. Se conseguir faça uma meditação de alguns minutos. É uma das melhores técnicas de relaxamento e de indução do sono.

#6 Hidratação

Prepare um creme corporal para se hidratar depois do banho. Enquanto passa o creme, massaje tronco, braços e pernas. Não só vai beneficiar a sua pele e reduzir a sensação de peso no corpo, como também vai estimular a circulação sanguínea e libertar tensão e cansaço acumulado. Faça o mesmo no rosto com um creme apropriado.

#7 Escolha roupa confortável

Não é só para sair à rua que devemos ter roupa com a qual nos sintamos bem e que nos eleve a autoestima. O mesmo se aplica para quando estamos em casa. Escolha um roupão macio ou uma roupa limpa, cheirosa e aconchegante para quando terminar este momento de relaxamento.

Evite fazer tarefas muito exigentes ou colocar-se em ambientes barulhentos e desorganizados depois deste tempo que tirou para si. Aproveite para usufruir dos benefícios que este momento lhe dá. Faça uma refeição leve, saudável e nutritiva, tome um chá de tília, lúcia-lima ou erva príncipe, e permita-se descansar.

Há quem tenha oportunidade de fazer este ritual diariamente, ou quem só o faça uma vez por mês. Pelo sim, pelo não, nós sugerimos que faça pelo menos 1 vez por semana.

Experimente e vai ver a diferença que faz ao final de um dia extenuante. Tirar uns minutos para si e cuidar do corpo e da mente, não só faz bem à saúde, como ajuda a que no dia seguinte volte ao trabalho com mais energia, entusiasmo e foco. A produtividade está diretamente ligada com os momentos de descanso e descontração. Além disso, vai ver que o seu humor melhora e que vai ter uma noite de sono com mais qualidade.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.