São Martinho: Três receitas incríveis para um jantar especial

Diana Rosa

Jornalista

E uma vez mais, cumpriu-se a tradição, com o verão de São Martinho a ser uma realidade. Dias mais frios, mas com sol e sem chuva, a lembrar que a tradição ainda é o que era. E como tal, neste dia em que se comem castanhas e se bebe água pé, pensámos em preparar-lhe um jantar especial. Preparar é como quem diz: nós damos-lhe as ideias, mas quem cozinha… enfim, já sabe a quem calha a fava, não sabe?

O São Martinho e é o evento outonal com maior tradição no nosso país. Cheira a castanha, batata-doce e abóbora, que trazem os tons de terra à mesa para dar calor, conforto e doçura. O magusto é símbolo de “quem quer quentes e boas, quentinhas” e de provar a primeira água-pé do ano. Mas também é sinónimo de família, de jantares e convívio. Há mil e uma receitas saborosas para das asas à imaginação e incluir estes alimentos nutritivos no seu prato, de forma que o seu São Martinho seja mais original!

Deixamos-lhe 3 delas!

Sopa de Gengibre, Abóbora e Batata-Doce

Ingredientes

– 2 cebolas

– 3 dentes de alho

– 2 cm de gengibre ralado

– 400 gr de batata-doce

– 1 alho francês

– 800 gr de abóbora

– 2 c. sopa de azeite

– 600 ml de água

– 150 ml de sumo de laranja

– 1 c. chá de curcuma ou açafrão

– sal e pimenta q.b.

Preparação

Numa panela junte o azeite, a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar translúcida. Adicione o gengibre ralado e o alho francês e deixe dourar ligeiramente. Junte o resto dos ingredientes, e deixe cozer por 20 minutos. Quando estiver cozido, triture até obter uma textura cremosa e junte o sumo da laranja e retifique temperos. Para decorar, polvilhe com sementes de abóbora e coentros.

Perna de Peru com Castanhas e Molho de Maçã

Ingredientes

– 1 perna de peru com aproximadamente 1Kg

– 400gr de castanhas sem pele

– 2 dentes de alho

– 2 cebolas grandes

– 2 cenouras cortadas em tiras

– 3 c. sopa de pimentão doce

– 1 c. chá de tomilho

– 1 maçã fuji grande

– ½ copo de água

– ½ ramo de salsa picada

– sumo de 1 limão

– 2 folhas de louro

– 4 c. sopa de azeite

– sal e pimenta q.b.

Preparação

Na noite anterior, tempere a perna de peru com o pimentão, tomilho, os dentes de alho esmagados, o louro, sal e pimenta, ½ copo de água e o sumo de limão.

No dia seguinte, coloque num tabuleiro com as castanhas, a maçã e a cenoura em volta da carne. Junte a cebola cortada em meias-luas. Regue com mais um fio de azeite e vinho branco, e deixe cozinhar durante cerca de 1 hora a 180ºC. Nos últimos 15 minutos, retire dois terços do molho, da cebola, maçã e cenoura. Triture tudo e regue por cima da perna de peru. Coloque o forno no modo gratinar durante 10 minutos e deixe acabar de dourar. Acompanhe com salada, legumes salteados e/ou batata-doce.

Imagem extraída da Internet

Broas de Batata-Doce

Ingredientes

– 300grs de batata-doce assada

– 1 ovo

– 5 c. sopa de farinha de coco

– 1 c. de sobremesa de canela

– 4 c. de sopa de farinha de amêndoa

– 1 c. de sopa de coco ralado

– 1 chávena de nozes picadas grosseiramente

– Raspa de 1 laranja

– Raspa de 1 limão

– 1 c. de café de fermento sem glúten

– 1 c. de sobremesa de mel

– 1 gema de ovo para pincelar

Preparação

Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture muito bem até obter uma massa uniforme. Forre um tabuleiro comprido com papel vegetal. Coloque farinha num tabuleiro para ajudar a separar as porções de massa para formar as broas. Pegue em porções do tamanho de uma mão, faça bolas e espalme ligeiramente. Coloque as broas dentro do tabuleiro e pincele-as com a gema de ovo batida. Leve ao forno a 180º durante cerca de 20 min. O tempo de cozedura vai depender do forno e do tamanho das broas. Vá verificando o interior e deixe-as dourar ligeiramente.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.