Seis exercícios para chegar ao verão sem esses pneus irritantes

Diana Rosa

Jornalista

Janeiro fora, já chega de moleza. Damos como aberta a “Operação Verão”. Por isso mesmo, senhoras e senhores, vamos despedir-nos desses pneus laterais e ficar em forma, porque, acreditem, cinco meses passam a voar! Portanto, se quer chegar ao tempo de praia sem esses incomodativos pneus, siga estes conselhos…

As chamadas “borregas” são chatas de desaparecer, mas hoje, caros amigos, deixamos aqui um treino fácil, prático, que vai deixá-lo ‘fit’ até ao verão. Mas atenção, tem de haver consistência. Uma vez por semana não lhe vale de nada, nem mesmo para o verão de 2027.

1. Aquecimento com uma corrida

Quem diz corrida, diz uma caminhada em passo rápido, ou uns bons saltos à corda. O importante é que seja um exercício aeróbio, e já se sabe que uma corridinha faz milagres para aquecer, começar a transpirar e aumentar o metabolismo, que acelera a queima de gordura. Faça pelo menos 15 minutos numa intensidade moderada a elevada.

2. Dorsal com braços elevados

Este exercício trabalha sobretudo as costas, nomeadamente a zona baixa, ou seja, onde estão localizadas as borreguinhas. Além disso, ajuda a fortalecer os músculos da lombar, mas também do abdómen. Deite-se no chão de barriga para baixo e estique os braços lá para a frente. A seguir, levante as mãos e os pés do chão. Suba e desça 15 vezes.

3. Prancha

É daqueles exercícios que dá para tudo, de tão completo que é. Trabalha praticamente todos os músculos do corpo. Coloque-se na posição de flexões, mas pode assentar os cotovelos no chão, em vez de colocar as mãos. Mantenha o corpo bem firme e em linha reta durante pelo menos 30 segundos. Quando começar a sentir o abdominal a queimar, é porque está a fazer efeito! Para completar, pode alternar com a elevação lateral de um joelho de cada vez.

4. Fly invertido

Num banco comprido ou equipamento semelhante, deite-se de barriga para baixo, estique os braços para a frente e abra para o lado. Volte a abrir e a fechar 15 vezes, de preferência com halteres nas mãos. O movimento é semelhante a uma borboleta.

5. Elevação lateral

Perca gordura, tonifique e fique mais definido com este exercício. Basta pegar em halteres, colocar-se de pé com os pés à largura dos ombros, e subir lateralmente os braços até fazer uma linha reta com os ombros. Suba e desça 15 vezes.

6. Remo

Um exercício extra é o remo. É uma máquina que já faz parte dos circuitos de manutenção espalhados pelos parques e jardins, para não falar – obviamente – nos ginásios ou mesmo em casa de alguns utilizadores. Se tiver essa hipótese, reme durante 5 minutos. Costas bem direitas!

Repita esta rodada de exercícios três vezes e depois não se esqueça de alongar, para não ser surpreendido por umas dores no dia seguinte.

Não se esqueça de se alimentar corretamente. Qualquer treino tem de ser acompanhado por hábitos alimentares saudáveis, caso contrário vai demorar muito mais a perder gordura, se perder. Evite demasiados hidratos de carbono, principalmente açúcares e gorduras. Beba muita água e dê preferência a boas quantidades de frutas e legumes.

Apostamos que vai chegar ao verão um must!

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