Ser vegetariano ajuda a emagrecer?

Carolina Jesus

Produtora de conteúdos

A conversa dos quilos a mais quando se transita para a dieta vegetariana não passa de um mito. Não que deva ser um fator para uma mudança para este estilo de vida, mas ser vegetariano pode mesmo ajudá-lo a perder peso. O segredo está na escolha dos hidratos de carbono certos.

De acordo com uma investigação do Instituto de Medicina Clínica e Experimental, em Praga (República Checa), realizada em 2017, a dieta vegetariana tem ganhos no que diz respeito à perda de peso, em relação à dieta à base de alimentos de origem animal.

O estudo analisou 74 pessoas com diabetes tipo 2, a que foram atribuídas diferentes dietas, a vegetariana e a recomendada para a diabetes, ambas com restrições calóricas em relação ao normal. Além disso, pediram também para mudar os hábitos de exercício físico.

Após 6 meses, verificou-se uma diferença considerável entre as duas dietas, sendo que a vegetariana tinha, em média, provocado uma redução de 6,2 quilos no peso dos intervenientes, enquanto a dieta convencional tinha significado uma perda de apenas 3,2 quilos.

Foi, então, possível fazer uma correlação entre a dieta vegetariana e a perda de peso significativa. Mas será que as calorias a mais vêm só da carne, ou há outros fatores a ter em consideração?

O abandono da carne e da alimentação à base de origem animal, no geral, contribui para um corte elevado nas gorduras saturadas, nas calorias e em todos os problemas que a elas estão associadas. Além disso, a carne é muito pobre em fibras e em antioxidantes, algo que, contrariamente, os vegetais e frutas são muito ricos.

Essencialmente, acrescentando os fitoquímicos, são estes os fatores que contribuem para a perda de peso: a fibra e os antioxidantes. As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, ajudando a eliminar o que o nosso corpo não precisa.

Além disso, conseguem reduzir os níveis de “mau” colesterol (LDL), a pressão sanguínea, e outros problemas, que se poderão desencadear com a obesidade.

No entanto, há certos cuidados a serem tomados, como o abuso de hidratos de carbono refinados e produtos processados. Muitas vezes, os vegetarianos iniciantes recorrem demasiado às massas, arroz, pão, e a comida pré-feita para enriquecer a sua dieta. Contudo, esses produtos são muito pobres em fibra e, em alguns casos, têm uma grande quantidade de calorias.

Alguns estudos provam que ingerir hidratos de carbono refinados em demasia poderá significar no aumento excessivo de insulina e do índice de massa muscular.

Não estamos a dizer para abdicar deles completamente, mas enriqueça as suas refeições com vegetais com muita fibra, como brócolos, espargos e legumes de folha verde.

Além disso, não vá buscar a proteína aos alimentos processados, tentando incluir alimentos como feijão, lentilhas, ovos, frutos secos, entre outros.

Ser vegetariano pode, sim, ajudar a perder peso, mas também poderá ajudar a ganhá-lo, se não se comer adequadamente. Aqui, falamos das quantidades e das escolhas alimentares que faz.

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