Sete dicas para manter a sua saúde mental em dia

Diana Rosa

Jornalista

Há muito tempo que sabemos que a saúde não tem a ver só com uma boa forma física, mas também com o nosso estado mental ou psicológico. Seja porque se preocupa em sentir-se equilibrado/a, ou porque passou recentemente por uma situação difícil, vamos deixar-lhe aqui sete dicas para manter a sua saúde mental em forma. Venha daí.

1. Faça exercício físico

 Sim, sabemos que é um cliché, mas a verdade é que sempre que se exercita, está a estimular hormonas do bem estar, gastar energia que lhe vai permitir dormir melhor, deitar fora o stress e a ansiedade, e acima de tudo, relaxar.

2. Socialize

Permaneça em contacto com a família e amigos, ou retome o contacto que tem negligenciado. Com pessoas positivas e que lhe transmitam boas energias, claro. De pessoas pessimistas e negativas, você não precisa. Resgate a proximidade e a partilha dos seus momentos com quem lhe é mais próximo, e vai ver que é mais fácil lidar com adversidades, assim como vai multiplicar boas memórias.

3. Recarregue

Quer esteja solteiro ou numa relação, tire um momento para si ao longo do dia. Escolha uma divisão da casa onde se sinta mais confortável ou à qual tenha mais apego, e desligue. Fique em silêncio apenas consigo e com os seus pensamentos. Permita-se fazer uma autoanálise, perceber como é que correu o dia e o que pode fazer para melhorar o que correu menos bem. Respire fundo e escute o seu silêncio.

4. Cuide do seu sono

Tente deitar-se sempre por volta da mesma hora, se o seu emprego assim o permitir, não leve telemóveis, portáteis e tablets para a cama, não coma demasiado antes de se deitar (também não se deite cheio de fome), não beba café à noite. Deve sim, desligar todos os aparelhos pelo menos meia hora antes de se deitar, tomar um chá tranquilizante (como tília, camomila ou cidreira), fazer refeições ligeiras, ter uma temperatura ambiente relativamente fresca dentro do quarto, e manter o espaço arrumado e limpo.

5. Atividades extra-laborais

Sabemos que, para muita gente, nem sempre há tempo para ter atividades depois do trabalho. Mas é de extrema importância que envolva a sua vida de várias esferas. A profissional, a familiar, a dos amigos, e a de enriquecimento pessoal. E isso não passa só por momentos de exercício físico, como também de cuidar da sua intelectualidade. Faça cursos, workshops, leia livros, passeie, conheça novas pessoas, assista a documentários do seu interesse e que façam desenvolver os seus conhecimentos e o seu sentido crítico. Estas atividades aão muito importantes para elevar e garantir a sua auto-estima.

6. Alimente-se bem

Manter uma alimentação correta não é um bicho de sete cabeças, e está sempre sujeita a alguns devaneios e exceções. Mas enquanto assim for, está tudo bem. Comer corretamente vai permitir reforçar o seu sistema imunitário, ter mais energia, consequentemente mais boa disposição, e o seu corpo agradece, pois mais uma vez, vai aumentar a sua auto-confiança porque gosta mais de se ver ao espelho. Esqueça a gordura e o açúcar, e aposte em receitas coloridas e cheias de nutrientes. Foque-se na fruta, nos legumes, no peixe, nas oleaginosas, leguminosas e proteínas boas.

7. Pense bem se tem um relacionamento tóxico

Se há coisa que deita por terra a nossa autoestima e saúde mental são relações tóxicas. Podem ser profissionais, amorosas ou familiares. Não se deixe ficar muito tempo junto de pessoas que não contribuem para o seu bem estar, que o inferiorizam constantemente, que são negativas e estão sempre de mau humor. Seja feliz!

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