Sha… Sha… Shakshuka! Santinho! O prato de nome estranho, bom para dias frios

Diana Rosa

Jornalista

Dias frios são sinónimo de comida de conforto. Aquelas receitas bem condimentadas, cheias de nutrientes e com uma explosão de sabores que nos aquecem a alma. E não há melhor para subir o astral do que um bom prato de comida. Hoje trazemos-lhe uma receita simples de fazer, rápida, carregada de nutrientes e baixa em calorias.

Só precisa de uma frigideira antiaderente e muito amor. Apresentamos-lhe a Shakshuka!

Tempo de preparação: 30 minutos

Ingredientes para 4 pessoas

200g de batatas

200g de abóbora

3 pimentos de cores variadas

2 dentes de alho

½ ramo de salsa fresca

1 c. chá de sementes de funcho

1 c. de chá de paprica

1 c. de chá de cominhos moídos

400g de tomate chucha maduros

4 ovos grandes

Azeite

Preparação

Corte as batatas e a abóbora em palitos com 1 cm e coloque numa frigideira grande e antiaderente, em lume médio, com 1 colher de sopa de azeite. Retire as sementes dos pimentos e corte-os em pedaços. Adicione-os à frigideira, juntamente com os talos da salsa laminados, os dentes de alho também laminados, as sementes de funcho, a paprica e os cominhos. Tape e deixe refogar durante 10 minutos.

De seguida, adicione os tomates cortados em pedaços bem pequenos e ¼ de chávena de água e deixe cozinhar durante mais 10 minutos, ou até ver que a abóbora e as batatas estão macias. Mexa de vez em quando. Depois destape, tempere com uma pitada de sal e coloque as folhas de salsa, deixando cozinhar até o molho estar reduzido. Com as costas de uma colher, abra 4 buracos e parta os ovos para dentro deles. Tape e deixe cozinhas até os ovos estarem ao seu gosto.

Opcionalmente, junte meia lata de feijão preto.

Calorias por dose = 219 kcal

Aqui está, uma receita super nutritiva e reconfortante! Bom apetite!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.