Cantor Carlos Alberto Moniz apela à ajuda à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
“Socorro! Como posso cozinhar sem sal?” Tome nota das dicas que temos para si
Tem ideia de quanto sal consome por dia? Pois, não sabe. E se lhe dissermos que, muito provavelmente, consome por dia mais do dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde? Este excesso é um problema de saúde pública e conduz a várias doenças. A hipertensão é a mais grave. Saiba como fazer para entrar nos eixos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 5g de sal por dia para um adulto (o equivalente a 1 colher de chá rasa) e 3g diárias para as crianças. Este valor já inclui não só o sal adicionado aos alimentos no. momento da confeção ou preparação, como o que faz parte da sua composição, na totalidade de todas as refeições realizadas ao longo de um dia. Em média, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, os portugueses consomem 10,7g de sal por dia (estudo PHYSA), o que corresponde ao dobro do recomendado.

O que fazer então? Bem, a melhor solução é mesmo cozinhar sem sal, acrescentando alguns sucedâneos naturais, que ajudam a dar sabor à comida. Não se iluda: no início vai custar, mas com o tempo acabará por se habituar. Não se habituou ao café sem açúcar? Então também vai habituar-se ao sal.
E que substitutos naturais há no mercado? Ervas, senhores, ervas aromáticas. Há cabeça, os coentros. Frescos e picadinhos, vão inundar de aroma e sabor os seus cozinhados ou as suas saladas. Há quem diga que os coentros vão bem com tudo. Nós concordamos.

O tomilho é também uma das ervas aromáticas mais utilizadas nesta tarefa nacional que é reduzir o consumo de sal. Pode adicionar às saldas, mas também às sopas, aos estudados e guisados. Mas se gosta mesmo do travo salgado, opte pela salicórnia. Não existe em todos os supermercados, mas numa grande superfície vai encontrar. É uma planta halófita que, habitualmente, cresce em torno das salinas e nos terrenos ricos em cloreto de sódio. Ótima para saladas, sopas e peixe ou marisco.
Se não quer ser tão específica, opte pelo bom e velho limão: só em sumo ou com as raspas, o limão, além de ter um poder purificador, dá um sabor incrível fresco aos alimentos. O gengibre, além do poder antioxidante, tempera os alimentos sem sal, o mesmo acontecendo com várias especiarias (pimenta, açafrão, caril…) ou um simples dente de alho cru.