Tem um minuto? Então, veja tudo o que o tomate pode fazer por si

Diana Rosa

Jornalista

Vivemos com o ele todo o ano, mas raramente lhe atribuímos a importância que ele tem. O tomate é um dos alimentos mais versáteis e saudáveis que pode comer. Saboroso, nutritivo, fresco e pouco calórico. Se não tem o hábito de o consumir, junte-o à sua vida.

Redondo, Cereja, Chucha, Coração de Boi, Rosa, há tomates de várias cores e feitios, e todos eles fortes aliados à nossa saúde. É consumido em saladas, sopas, refugados, sanduíches, e tem uma versatilidade sem fim. Mas quais são as características e os benefícios deste poderoso antioxidante?

Ora bem, para os mais desatentos, começamos por lembrar que o tomate é vulgarmente apelidado como um vegetal, mas não é. O tomate é um fruto, e dos mais ricos que podemos consumir. Se não, vejamos:

É uma fonte importante de licopeno, que, traduzindo por miúdos, é um antioxidante que ajuda a prevenir o cancro (principalmente da mama, próstata e pâncreas), retarda o envelhecimento, fortalece o sistema imunitário e é um forte aliado do coração!

Mas os benefícios não se ficam por aqui.

– Fortalece a visão

Devido à presença das vitaminas A e C, o tomate pode prevenir doenças oculares como cataratas e degeneração macular.

– Combate o excesso de peso

Com baixo teor calórico, rico em água e nutrientes, é um forte aliado para quem quer perder quilos a mais.

– Diminui os níveis de stress e irritabilidade

Graças às vitaminas C e B6, substâncias que ajudam a combater o mau-humor

– É anti-inflamatório

Além do licopeno, o tomate contém betacaroteno, flavonoides e é rico em polissacarídeo, que são propriedades importantes para o controlo do processo inflamatório

– Reduz os níveis de açúcar no sangue

O cromo é um mineral fundamental para regular a glicose, sendo um nutriente amigo de quem sofre de diabetes

– Reduz a pressão arterial

Para além dos antioxidantes, a forte presença do potássio é um poderoso aliado para que a sua tensão esteja no nível certo

Uma forma diferente de “comer” tomate

Uma maneira menos convencional de consumir o tomate é em forma de sumo. E por isso, deixamos aqui uma receita saborosa para fortalecer o seu sistema imunitário em 5 minutos.

Ingredientes:

– 2 tomates redondos médios

– ½ copo de água

– 1 pitada de sal e pimenta

– 1 colher de sobremesa de azeite

– Mangericão ou hortelã fresca a gosto

Modo de preparação:

Junte todos os ingredientes numa liquidificadora, triture aproximadamente 20 segundos e está pronto a consumir!

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