Trate de si! 5 dicas para cuidar da pele depois do verão

Diana Rosa

Jornalista

Chegou o Outono, aparecem as primeiras chuvas e o calor começa a dar tréguas. Mas quando nos olhamos ao espelho, parece que ontem ainda era verão, com tudo o que isso tem de bom ou de mau. É o caso da pele.

Nada mais maravilhoso do que uma pele bronzeada a fazer contraste com as roupas claras e coloridas. Mas os excessos do verão não tardam a surgir no rosto e no corpo. Vento, água salgada, cloro e exageros alimentares são a combinação perfeita para que a cara e o corpo se ressintam. Manchas, acne, falta de brilho e secura, são apenas alguns dos efeitos que aparecem por esta altura.

É verdade que há tratamentos profissionais como laser e limpezas de pele profundas com ajuda de máquinas próprias para o efeito. Mas nem todos têm acesso a esses métodos. Por isso deixamos aqui 5 cuidados básicos a ter com a pele depois do verão, e que pode adotá-los todo o ano. É altura de fazer o seu spa caseiro.

Cuidado com a água muito quente

Nem só de cremes se faz uma pele luminosa. A temperatura a que sujeitamos a nossa pele também. Evite tomar banhos muito longos e com água muito quente. A alta temperatura reduz os óleos naturais da pele e danificam a sua camada protetora. Ao sujeitar a pele a muito calor, estará a contribuir para a secura, vermelhidão, comichão e irritação.

Esfoliação e hidratação

A esfoliação é essencial para remover as células mortas, aumentar a produção de colagénio e promover um rejuvenescimento da pele. É muito importante que utilize um bom esfoliante pelo menos 1 vez por semana. Tenha tempo para se dedicar a este momento. De seguida, utilize um creme hidratante, aproveitando a abertura dos poros. Sinta a sua pele a ficar sedosa novamente.

Nos restantes dias, hidrate a pele de manhã e à noite. Não só ajuda a combater as agressões do verão, como previne rugas, flacidez e marcas de expressão. Produtos com ácido glicólico, retinol e vitamina E são essenciais para proteger as células e agir como lubrificante. Se puder, faça uma máscara detox, purificante ou hidratante de vez em quando. O seu rosto agradece.

Alimentação

Em primeiro lugar, beba pelo menos 1,5litros de água por dia. A pele não se hidrata só com cuidados externos. A água é um bem essencial não só para o nosso interior, como para o exterior.

Mas há mais. Costuma-se dizer que “somos o que comemos”. E por isso, fazer uma alimentação cuidada também faz parte do plano de recuperação da pele, principalmente no que diz respeito a alimentos antioxidantes. É o caso dos legumes e dos frutos vermelhos. Tente incluí-los na sua alimentação o mais possível, pois possuem uma variedade muito completa de vitaminas e nutrientes anti-inflamatórios. Evite fritos, doces, álcool e tabaco.

Proteção solar

Um dos maiores erros no que diz respeito à pele, é pensar-se que só no Verão é que é preciso usar protetor. Não é verdade. Quer esteja céu limpo ou nublado, tempo quente ou mais fresco, estamos constantemente expostos a raios ultravioleta. Por isso, mesmo que seja num fator mais reduzido, é essencial que utilizemos protetor solar todos os dias. Além disso, o frio é um grande agente agressor da pele (não esquecer os lábios), causando fissuras e ressecamento.

Descanso

Deve ser uma das dicas presentes em quase todas as listas no que diz respeito a saúde e bem-estar. O descanso. Durante o sono, a pele restabelece a oleosidade, rejuvenesce e restrutura-se. Tenha hábitos diários no que diz respeito ao cuidado da pele antes de dormir, e descanse pelo menos 7 horas. Dormir ajuda ao funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo, e a pele é o maior de todos eles.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.