Um pequeno fruto com super poderes. Tudo o que precisa saber sobre o arando

Diana Rosa

Jornalista

Conheça o arando. O super fruto que o vai deixar de cara à banda quando conhecer todos os seus benefícios. Não acredita? Espere para ver…

Em primeiro lugar, o que é o arando? Principalmente, o desidratado, que é o mais comum de encontrar: não são passas, não são ameixas nem groselhas. Mas admitimos que o aspeto é muito parecido. É um fruto riquíssimo para esta altura do ano (e não só), uma vez que ajuda a combater vários tipos de infeções e tem alto teor de vitamina C, o que o seu sistema imunitário agradece. O arando (ou cranberry) pertence à família dos mirtilos, e é uma fonte rica de polifenóis, com imensas propriedades antibacterianas, antivirais, anticancerígenas, e anti-inflamatórias. Não é incrível?

Sem mais conversas, fique a conhecer as 7 razões para consumir este fruto invencível.

Previne infeções urinárias

É um dos principais benefícios do arando. Em forma de extrato, cápsulas ou pó, este fruto é utilizado para prevenir e mesmo ajudar a tratar infeções do trato urinário, uma vez que há estudos que sugerem que o arando impede que as bactérias se fixem nesta zona do organismo, desde a Escherichia Coli às células epiteliais. Nos Estados Unidos há inclusivamente hospitais onde as cápsulas de arando são prescritas por médicos para funcionar como tratamento destas infeções. Além disso, evita a formação de pedras nos rins.

Previne doenças cardiovasculares

Uma vez que são ricos em antocianinas, ajudam a reduzir o colesterol elevado. Por ter um efeito anti-inflamatório, diminui o risco de ateroesclerose, e outras doenças cardiovasculares. Além disso, neutralizam a ação dos radicais livres, reparando os danos que estes causam.

Evita a formação de úlceras

Graças também à presença de antocianinas, que evitam que a bactéria H.Pylori se desenvolva no estômago, reduzindo as probabilidades de inflamação e úlceras.

Ajuda a tratar de doenças do trato digestivo

Este superfruto ajuda a travar cólicas, diarreia, gastroenterite, inflamações intestinais e indigestão. Ajuda ainda na cicatrização de feridas.

Previne doenças de dentes

Os arandos conseguem prevenir o aumento da bactéria Streptoccocus Mutans, responsável por cáries dentárias

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Por serem ricos em flavonoides, os arandos ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue, e controlar a insulina, uma vez que melhora a função das células pancreáticas.

Previne gripes e constipações

Uma vez que são ricos em vitaminas tais como A, C e E, além de antioxidantes, possui propriedades antivirais, prevenindo assim todo o tipo de infeções respiratórias.

Onde encontrar os arandos?

Hoje em dia, em praticamente todo o lado. Os arandos desidratados encontram-se em qualquer supermercado, vêm embalados e costumam estar junto a outras bagas, frutos secos ou secções de produtos dietéticos. Podem ser comidos sozinhos em forma de snack, e também são uma ótima opção para misturar, por exemplo, no iogurte ou batido. Já as cápsulas de arando, são vendidas em boiões em farmácias ou lojas de produtos naturais. Em contexto de prevenção a toma aconselhada costuma ser uma cápsula por dia. Já em estados agudos, pode tomar duas cápsulas. Aconselhe-se com o seu farmacêutico.

Além de tudo isto, são doces, saborosos, e saciantes. Prove! Vai ver que vai gostar!

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.