Vai passar o Natal sem ninguém? Cinco dicas positivas para superar a solidão

Deana Coimbra

Aluna finalista de Jornalismo na ETIC

O Natal é, por definição, uma festa de família. Mas nem sempre é assim, embora muitas vezes nos esqueçamos disso. Ou porque está longe da família, ou porque perdeu alguém especial, ou porque está deslocado de casa e das suas raízes, ou porque a pandemia aconselha à prudência. Mas o isolamento interior pode conduzir à ansiedade e à depressão. Fuja disso. Deixamos-lhe cinco conselhos para confortar uma noite difícil…

Encontre uma rotina que funcione para si

Planear o dia é um elemento-chave para passar o Natal com sucesso. A expressão “as pessoas são criaturas de hábitos” não podia ser mais ideal se fizer dos hábitos boas rotinas, pois podem trazer conforto e ajudar-nos a gerir o stress do dia a dia. O importante é estabelecer objetivos realistas e acessíveis para o seu dia. Mesmo que seja só para si, obrigue-se a fazer da noite de Natal uma noite um bocadinho diferente. Crie o ambiente propício: acenda umas velas, abra uma boa garrafa de vinho para si.

Manter bons hábitos de sono

Quer acordar bem-disposto/a? Ter uma boa noite de sono é um elemento-chave. A privação do sono é um dos fatores principais de stress e mal-estar. Evite noitadas desnecessárias agarrado a um ecrã e aponte para um horário de sono saudável. Criar e manter esta rotina vai melhorar o seu estado de espírito e funcionamento durante o dia. Melhor ainda, tome um duche agradável antes de se deitar. Dessa forma, limpa os resíduos do dia, relaxa o corpo e a mente.

Prepare um pequeno-almoço ligeiro

Uma das vantagens de passar o Natal sozinho é deixar de ter a pressão e a tentação de estar sempre a petiscar. Mais a mais, sabendo que a ementa natalícia costuma ser bastante calórica. Aproveite estes dias para não abusar e ainda assim desfrutar, começando com uma refeição ligeira, mas nutritiva. Evite alimentos com açúcar ou refrigerantes ao pequeno-almoço e escolha fruta, cereais sem aditivos e/ou um pão de qualidade.

Dê uma longa caminhada

Escolha aproveitar as ruas vazias pela magia que elas têm. Ponha o seu casaco e cachecol favoritos, faça uma bebida quente e leve-a consigo. Ande sem destino ou objetivo pela sua zona favorita. Quer esteja numa zona rural ou no seu bairro citadino, apanhar ar fresco e sentir os cheiros do inverno vai certamente ajudar a ter as ideias frescas e manter uma boa moral.

Mime-se à mesa

Sabemos que um dos aspetos mais importantes da época natalícia gravita a volta da mesa e da comida. Tal como nós mimamos aqueles que gostamos à nossa volta, traga essa mesma intenção e carinho para si este Natal. Se está habituado a ter uma refeição sofisticada na mesa natalícia, planifique algo pelo menos tão especial também para si. “Ah, só para mim não vale a pena”. Afaste esta ideia da sua mente. Claro que vale a pena. É para si. E ninguém mais vale tanto a pena.

Outras histórias que vai querer ler

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.