Vai treinar? Saiba o que deve comer para não ter surpresas!

Inês Panão

Nutricionista inscrita na Ordem dos Nutricionistas com a Cédula profissional 3011N

Como uma sandes e um copo de leite? Bebo um iogurte proteico? Como uma peça de fruta? Um prato de massa, para me dar energia? Quantas vezes não pensámos já o que devemos comer antes de ir treinar? Pois bem, chegou a hora da resposta.

A refeição pré treino prepara o corpo e a mente para o esforço físico, para além de contribuir para um melhor rendimento. Pode ir desde 1 a 6 h antes do treino.

Os atletas frequentemente descobrem um conjunto de alimentos favoritos para comer durante as horas que antecedem a competição, que não só proporcionam energia extra durante a prova, como também os fazem sentir-se ‘bem’, acalmando a fome e tranquilizando o estômago, sendo cómodos e práticos.

Esta refeição deve ser rica em hidratos de carbono, alguma proteína e pobre em gordura. A hidratação é igualmente importante.

Cinco alimentos / snacks para dar energia antes do treino:

  • Fruta
  • Frutas desidratadas
  • Barra de cereais
  • Pão com compota / marmelada
  • Chocolate negro

Ainda sobre a hidratação é de realçar que não são só os minutos antes, mas sim as horas e dias antes.

É de evitar ingestão de leite ou iogurtes imediatamente antes ou durante o treino. São de difícil digestão e podem causar algum desconforto gástrico.

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